Arquitetas mulheres e o ensino da história da arquitetura moderna: um relato de experiência na monitoria de Teoria e História da Arquitetura 3

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.124.4911.p47-49.2023

Palavras-chave:

história, arquitetura , mulheres

Resumo

Este artigo trata de um relato de experiência da Monitoria da disciplina de Teoria e História da Arquitetura III, lotada no 5º semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo, nos semestres 2022.2 e 2023.1. A disciplina foi ministrada por Julia Miyasaki nos turnos vespertino e noturno, que também foi a supervisora da Monitoria. A discente selecionada foi Beatriz Chacon, por meio do Edital 17/2022. Ao longo do período de duração da Monitoria, foram realizadas atividades que visavam a promover a introdução da aluna à docência, bem como desenvolver atividades com o objetivo de viabilizar o estudo e conhecimento da produção de arquitetas atuantes em contexto internacional entre os séculos XIX e XX. Entre as atividades desenvolvidas pela Monitora, destaca-se uma pesquisa cujo objetivo era atualizar a bibliografia da disciplina sobre o tema supracitado. A seguir, será apresentado um relato descritivo de algumas atividades realizadas pela Monitora, bem como os resultados advindos dessa pesquisa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Santos Miyasaki, Centro Universitário Christus

Mestra em Arquitetura, Urbanismo e Design (UFC); Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unichristus.

Maria Beatriz de Andrade Furtado Chacon, Centro Universitário Christus

Graduanda no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unichristus.

Downloads

Publicado

2024-04-16

Edição

Seção

Artigos Originais