Inteligência artificial no ensino de química: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.125.4970.p48-50.2024

Palavras-chave:

ensino de química, inteligência artificial, tecnologias digitais, chatbots

Resumo

A aplicação de ferramentas tecnológicas tem se apresentado como importante alternativa para a superação de desafios na aprendizagem. A Química, ciência demarcada pela sua linguagem e pela interpretação de fenômenos que lhe são próprios, sofre com sérios problemas ligados à transposição de seus conhecimentos, devido a sua necessidade de abstração, matematização e simbologias. As ferramentas de Inteligência Artificial (IA) podem ser poderosos contributos para a superação das lacunas de aprendizagem ao permitir a imersão em jogos digitais, a comunicação com chatbots ou a utilização de conhecimentos em programação. Neste trabalho, buscou-se identificar o emprego da IA no ensino de Química. Percebeu-se a escassez de trabalhos em periódicos sobre a temática, mesmo havendo publicações a nível de TCC e dissertações de mestrado. Verificou-se que as ferramentas, quando utilizadas por meio de metodologia de ensino adequada, facilitam a aprendizagem, embora seja necessário ampliar essa discussão, considerando a diversidade de recursos que se utilizam de IA que temos à nossa disposição.
Palavras-chave: ensino de química; inteligência artificial; tecnologias digitais; chatbots.

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Biografia do Autor

Maria Goretti de Vasconcelos Silva, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Química e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em Química Orgânica e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará. Realizou Pós-doutorado no IQSC-USP, no Grupo de Pesquisas em Química Medicinal (NEQUIMED), com bolsa do CNPq e no Instituto do Medicamento (IMed) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa com bolsa CAPES. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua na área de Química de Produtos Naturais principalmente nos seguintes temas: ensaios in silico de potenciais agentes antitumorais e parasitários, prospecção de substâncias bioativas de plantas do nordeste, notadamente dos Gêneros Senna e Chamaecrista Orienta alunos dos Programas de Pós-Graduação em Química, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Doutorado em Rede em Ensino (RENOEN) ? Polo UFC, notadamente no Estudo de Estratégias de ensino-aprendizagem em uma abordagem interdisciplinar para o Ensino Fundamental, Médio e Superior, além da aplicação de Metodologias ativas aplicadas ao Ensino de Química. Atualmente responde pela Coordenação do Polo UFC do Doutorado em Ensino -RENOEN.

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Publicado

2024-09-11

Edição

Seção

Artigos Originais