Inteligência artificial no ensino de química: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.125.4970.p48-50.2024Palavras-chave:
ensino de química, inteligência artificial, tecnologias digitais, chatbotsResumo
A aplicação de ferramentas tecnológicas tem se apresentado como importante alternativa para a superação de desafios na aprendizagem. A Química, ciência demarcada pela sua linguagem e pela interpretação de fenômenos que lhe são próprios, sofre com sérios problemas ligados à transposição de seus conhecimentos, devido a sua necessidade de abstração, matematização e simbologias. As ferramentas de Inteligência Artificial (IA) podem ser poderosos contributos para a superação das lacunas de aprendizagem ao permitir a imersão em jogos digitais, a comunicação com chatbots ou a utilização de conhecimentos em programação. Neste trabalho, buscou-se identificar o emprego da IA no ensino de Química. Percebeu-se a escassez de trabalhos em periódicos sobre a temática, mesmo havendo publicações a nível de TCC e dissertações de mestrado. Verificou-se que as ferramentas, quando utilizadas por meio de metodologia de ensino adequada, facilitam a aprendizagem, embora seja necessário ampliar essa discussão, considerando a diversidade de recursos que se utilizam de IA que temos à nossa disposição.
Palavras-chave: ensino de química; inteligência artificial; tecnologias digitais; chatbots.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interagir
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.