Análise do discurso e segmentação de mercado: uma análise nas redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.125.4985.p30-32.2024

Palavras-chave:

Segmentação de mercado, Análise do Discurso, redes sociais

Resumo

A segmentação de mercado tem sido uma prática essencial no marketing estratégico desde os anos 1960. Embora o conceito de dividir grupos heterogêneos em grupos homogêneos permaneça, os métodos tradicionais de segmentação enfrentam desafios na atualidade devido à dinâmica do mercado. Dessa forma, destaca-se a importância de compreender, a partir da Análise do Discurso, como os consumidores se comunicam e interagem nas redes sociais. Os interdiscursos desempenham um papel crucial, conectando os discursos individuais e influenciando a construção de trajetórias e narrativas. Além disso, constantes inovações na segmentação de mercado atendem demandas variadas, com destaque para o uso de Inteligência Artificial (IA) para análises mais detalhadas.
Palavras-chave: segmentação de mercado; análise do discurso; redes sociais.

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Biografia do Autor

Lucas Lopes Ferreira de Souza, Universidade de Fortaleza

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração —CESA/UECE e Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Vanessa Maria Vasconcelos Veras, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração — CESA/UECE

Gabriele Ferreira da Silva, Unichristus

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração — CESA/UECE e Professora Tutora na Unichristus.

Vanessa Pinheiro, Centro Universitário Christus

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração — CESA/UECE

Felipe Gerhard, Unichristus

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração — CESA/UECE Professor e Coordenador dos Cursos de Administração e Processos Gerenciais EaD na Unichristus.

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Publicado

2024-09-11

Edição

Seção

Artigos Originais