Os efeitos do aumento da velocidade máxima permitida de 60km/h para 80km/h na rodovia BR-116 na cidade de Fortaleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.127.4993.p24-26.2024

Palavras-chave:

microssimulação, nível de serviço, tráfego interurbano

Resumo

A avaliação da capacidade e do nível de serviço é fundamental no entendimento da operação de rodovias. Esta auxilia no melhoramento das suas condições de segurança, conforto e economia. Este estudo objetiva avaliar os efeitos do aumento da velocidade permitida de 60km/h para 80km/h em um trecho urbano da BR-116. A análise é realizada por meio de simulações computacionais modeladas a partir de dados observacionais de imagens aéreas. O método se mostra eficaz, indicando um aumento na capacidade da rodovia em 175 veículos/hora/faixa – 11% de incremento –, além de um aumento do nível de serviço entre 150 e 300 veículos/hora/faixa.

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Biografia do Autor

Nelson de Oliveira Quesado Filho, Centro Universitário Christus

Mestre em Administração pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha).

Juliana, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2017.2). Foi bolsista do CNPq de janeiro de 2013 até dezembro de 2013 na modalidade de Iniciação Tecnológica Industrial - ITI, Nível: A. Participante do programa Ciência sem Fronteiras pela Universidade de Liverpool - Reino Unido (janeiro de 2014 a janeiro de 2015). Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará na área de Planejamento e Operação de Sistemas de Transportes.

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Publicado

2025-03-10

Edição

Seção

Artigos Originais