REFLETINDO SOBRE O QUÊ, PARA QUÊ E PARA QUEM: NOTAS CRÍTICAS SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À LUZ DE ZEICHNER E FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.128.5051.p28-30.2024

Palavras-chave:

professor reflexivo, reflexão crítica, Paulo Freire, Kenneth Zeichner

Resumo

Este artigo discute o paradigma do professor reflexivo na formação docente a partir dos aportes teóricos de Paulo Freire (2016) e Kenneth Zeichner (2008). Trata-se de uma revisão teórico-bibliográfica dos autores citados sobre os termos professor reflexivo e reflexão crítica. O texto conclui que a prática reflexiva tem empobrecido a formação docente, corroborando com uma postura definitivamente tecnicista na educação, enquanto se apresenta descolada da coletividade do trabalho docente, centralizada na busca pela eficiência do ensino e politicamente descomprometida com a problematização das questões estruturais que determinam o complexo educativo. Assim, torna-se necessária uma revisão crítica da categoria da reflexão na formação de professores, colocando-a em seu lugar de instrumento para pensar e modificar os processos educativos em favor de um novo modelo de sociedade.

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Biografia do Autor

Antonio Wherbty Ribeiro Nogueira, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação e Ensino pela UECE

Pâmela Félix Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Professora efetiva na Universidade Estadual do Ceará (UECE). É Doutora em Educação na Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Université de Montréal, Canadá, sob direção do Prof. Dr. Maurice Tardif, com bolsa Capes/PDSE. É Mestre em Educação pela USP e licenciada em Pedagogia pela UECE. Foi Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Foi pesquisadora da Diretoria de Pesquisa e Avaliação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), onde desenvolveu diversos estudos, pesquisas e avaliações de projetos educacionais. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave), no Brasil, e do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE), Canadá. Também faz parte do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA), do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe). Associada da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Tem experiência na Educação e interesse de pesquisa nas áreas: Avaliação Educacional, Formação de Professores, Políticas Públicas Educacionais e Desigualdades Educacionais. Trabalhou na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na Unidade de gerenciamento de projetos e na célula de planejamento. E atuou também como formadora de professores e gestores em diversas redes de ensino de São Paulo (São Paulo, Barueri, Itanhaém e Peruíbe).

Ariane Nogueira Cruz Pinheiro, Centro Universitário UNICHRISTUS

Especialista em Educação a Distância pelo SENAC (2009), desenvolvendo uma Proposta de curso de Didática para educadores, na modalidade de Educação a Distância. Graduada em Pedagogia - Bacharelado pela Universidade de Fortaleza (2005), onde desenvolveu um trabalho de monografia intitulado, Formação Docente no Cenário da Reforma do Ensino. Em 2006, entrou na Universidade de Fortaleza, como tutora de disciplinas em EAD, se aprimorou na área através de especialização e cursos de extensão, crescendo no setor e participando de treinamentos das novas equipes de tutores que entravam na Universidade, tendo experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos temas: Educação a Distância, Tutoria e Metodologia do Trabalho Científico. Em 2015 atuou como professora substituta no ensino superior, ministrando a disciplina de Produção de Trabalhos Científicos na modalidade a distância, com ênfase na construção de trabalhos acadêmicos. Em 2017 iniciou o trabalho de Supervisão Pedagógica da equipe multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Fortaleza, mantendo as atividades de Gestão de Equipe de Desenvolvimento de Projetos em EAD, acompanhamento dos professores tutores no ambiente virtual de aprendizado. Em 2023 iniciou o trabalho de Tutora do Curso de Pedagogia, pela Unichristus.

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Publicado

2025-05-30

Edição

Seção

Artigos Originais