REFLETINDO SOBRE O QUÊ, PARA QUÊ E PARA QUEM: NOTAS CRÍTICAS SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À LUZ DE ZEICHNER E FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.128.5051.p28-30.2024Palavras-chave:
professor reflexivo, reflexão crítica, Paulo Freire, Kenneth ZeichnerResumo
Este artigo discute o paradigma do professor reflexivo na formação docente a partir dos aportes teóricos de Paulo Freire (2016) e Kenneth Zeichner (2008). Trata-se de uma revisão teórico-bibliográfica dos autores citados sobre os termos professor reflexivo e reflexão crítica. O texto conclui que a prática reflexiva tem empobrecido a formação docente, corroborando com uma postura definitivamente tecnicista na educação, enquanto se apresenta descolada da coletividade do trabalho docente, centralizada na busca pela eficiência do ensino e politicamente descomprometida com a problematização das questões estruturais que determinam o complexo educativo. Assim, torna-se necessária uma revisão crítica da categoria da reflexão na formação de professores, colocando-a em seu lugar de instrumento para pensar e modificar os processos educativos em favor de um novo modelo de sociedade.
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