O CONCEITO DE “LIBERDADE CRIATIVA” EM SUA APLICABILIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.128.5057.p31-33.2025Palavras-chave:
liberdade criativa, arte-educação, transdiciplinaridade.Resumo
Trata-se de apresentar o conceito de Liberdade Criativa enquanto um manancial de teorias e práticas aplicadas às instituições de ensino e às práticas pedagógicas cotidianas, no estabelecimento de culturas institucionais alicerçadas pelas artes enquanto frentes de pesquisa e transdisciplinaridades. Um conceito nascido a partir de vivências de arte-educação que tem então uma gênese prática que migra, há cinco anos, para lapidação teórica que envolve saberes da pedagogia, da filosofia, da sociologia, da antropologia e da teoria da arte e que se desdobra enquanto um arrimo de práticas educacionais emancipadoras e libertárias, em uma conjunção entre ideais de freirianos de educação e entre propostas voltadas para uma educação estética e artística.
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