A importância da liga acadêmica odontológica de anatomia e cirurgia oral e maxilofacial na formação acadêmica em odontologia: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.128.5543.p5-8.2025Palavras-chave:
educação em saúde, cirurgiões maxilofaciais e orais, projetoResumo
As Ligas Acadêmicas são organizações estudantis que visam integrar o ensino, a pesquisa e a extensão. Este estudo descritivo, tipo relato de experiência, aborda as atividades da Liga Odontológica de Anatomia e Cirurgia Oral e Maxilofacial (LOAC- UNICHRISTUS), realizadas entre dezembro de 2022 e março de 2024. A metodologia foi baseada nas vivências dos membros da liga, que participaram de atividades teóricas, práticas, seminários, workshops e projetos de extensão em hospitais e comunidades. O objetivo principal foi proporcionar uma formação complementar em Cirurgia Buco- Maxilo-Facial (CTBMF) aos acadêmicos incluindo não só a teoria como, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, como também a especialidade atua no mercado. Conclusão: A Liga acadêmica proporciona aos ligantes não apenas o complemento do currículo tradicional, mas também proporciona uma abordagem prática e interdisciplinar, estimulando o desenvolvimento de habilidades essenciais para a prática profissional. A gestão e organização das atividades da liga promove o trabalho em equipe e a liderança, características fundamentais para os futuros profissionais de saúde. Estimula o aprofundamento dos conhecimentos científicos, desenvolvendo a prática baseada em evidências e preparando os estudantes para os desafios futuros da profissão. A integração entre ensino, pesquisa e extensão oferecida por esse projeto é importante para a formação de profissionais completos e comprometidos com a excelência na saúde integral do indivíduo. Portanto, a continuidade e o fortalecimento destas atividades são essenciais para o avanço da Odontologia e para o benefício da sociedade como um todo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Interagir

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.