Desenvolvimento e avaliação da usabilidade e aceitabilidade do aplicativo simplic – simplificando a insuficiência cardíaca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5553.p149-153.2024

Palavras-chave:

Aplicativo em saúde, insuficiência cardíaca, saúde digital., aplicativo para celular

Resumo

Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) é uma doença com elevada prevalência, e morbi-mortalidade, levando a muitas internações devidos à sua descompensação. Devido à necessidade de melhorar o manejo da IC, foi criado um aplicativo acessível e de uso prático para médicos, contendo informações e dados científicos sobre o tema, segundo as diretrizes brasileiras vigentes. Objetivos: Desenvolver e avaliar a usabilidade e aceitabilidade de um aplicativo para manejo terapêutico da IC, SIMPLIC – Simplificando a Insuficiência Cardíaca. Métodos: Desenvolveu-se um aplicativo nas plataformas iOs® e Android®, contendo manejo diagnóstico e terapêutico da IC. Para avaliar a usabilidade e a aceitabilidade, este foi utilizado por cinco grupos de profissionais da saúde, totalizando sessenta profissionais. Foram utilizados os instrumentos System Usability Score (SUS) e do Technology Acceptance Model (TAM). Foi realizada análise estatística descritiva e de teste de hipóteses com o software SPSS v23, IBM. Resultados: Foi desenvolvido o aplicativo SIMPLIC, baseado na Diretriz Brasileira de IC Aguda e Crônica, de 2018, atualizada em 2021, com informações sobre definição, manejo diagnóstico e terapêutico. A avaliação da usabilidade e aceitabilidade do aplicativo demonstraram resultados muito satisfatórios (SUS = x̄ = 75,2, (IC 95% 74,2 – 76,2), TAM x̄ = 90,6, (IC 95% 88,9 – 92,2)), sem diferenças estatísticas em relação aos cinco grupos de profissionais que testaram o programa. Conclusões: O  SIMPLIC oferece acesso a informações sobre o manejo diagnóstico e terapêutico da IC e mostrou excelente usabilidade e aceitabilidade, o que sugere o potencial benefício do seu uso nos diversos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Harold Brasil, Unichristus

Médico, formado pela Unichristus no período de 2016.1. Experiência em pronto atendimento adulto e pediátrico (urgência). Líder de equipe no hospital aldeota. Sócio proprietário do Hospital Menino Jesus. Direção clínica da unidade de insuficiência cardíaca.

Igor Barbosa, Unichristus

Estudante de Medicina na Faculdade Christus - UNICHRITUS

Hermano Rocha, Unichristus

PROFESSOR DO CURSO DE MEDICINA UNICHRISTUS/UFC, MD, PhD

Tarsila Borges, Unichristus

Estudante de Medicina na Faculdade Christus - UNICHRITUS

Rebeca Tomé, Hospital de Messejana

MÉDICA ASSISTENTE DO HOSPITAL DO CORAÇÃO DE MESSEJANA, MD

Downloads

Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

Artigos Originais