Conhecimento em clínica médica: resultados de Teste de Progresso de uma instituição do Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5556.p36-43.2024Palavras-chave:
Avaliação Educacional., educação em saúde, PsicometriaResumo
O Teste de Progresso (TP) permite avaliar o ganho de conhecimento dos estudantes ao longo do curso de graduação. Neste estudo retrospectivo, analisamos as características psicométricas dos itens e o desempenho dos estudantes na área de clínica médica (CM) do TP de 2018 a 2024. Para as análises, usamos os pressupostos da Teoria Clássica dos Testes. Foram coletados dados de absenteísmo, índices psicométricos e médias de desempenho de estudantes do 12º semestre. Os resultados indicaram que os itens de CM apresentaram baixa dificuldade (índice médio de 0,31) e discriminação fraca (índice médio de 0,27), adequados para identificar estudantes com diferentes níveis de desempenho. A prova que envolveu mais instituições na elaboração (2022.2) foi a que obteve melhor discriminação. O ganho de conhecimento foi progressivo, com estudantes do 6º ano alcançando 70 -75% de acertos. Observou-se também uma participação elevada no TP, com média de adesão de 94,3%. A aplicação longitudinal do TP permite a análise do currículo e a identificação de lacunas, incentivando melhorias nas metodologias de ensino e suporte à formação médica. A integração de feedback regular e a utilização de metodologias ativas são recomendadas para o desenvolvimento contínuo dos estudantes e ajustes curriculares, fortalecendo a preparação para a prática médica e a qualidade do atendimento à saúde.
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