Conhecimento em clínica médica: resultados de Teste de Progresso de uma instituição do Nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5556.p36-43.2024

Palavras-chave:

Avaliação Educacional., educação em saúde, Psicometria

Resumo

O Teste de Progresso (TP) permite avaliar o ganho de conhecimento dos estudantes ao longo do curso de graduação. Neste estudo retrospectivo, analisamos as características psicométricas dos itens e o desempenho dos estudantes na área de clínica médica (CM) do TP de 2018 a 2024. Para as análises, usamos os pressupostos da Teoria Clássica dos Testes. Foram coletados dados de absenteísmo, índices psicométricos e médias de desempenho de estudantes do 12º semestre. Os resultados indicaram que os itens de CM apresentaram baixa dificuldade (índice médio de 0,31) e discriminação fraca (índice médio de 0,27), adequados para identificar estudantes com diferentes níveis de desempenho. A prova que envolveu mais instituições na elaboração (2022.2) foi a que obteve melhor discriminação. O ganho de conhecimento foi progressivo, com estudantes do 6º ano alcançando 70 -75% de acertos. Observou-se também uma participação elevada no TP, com média de adesão de 94,3%. A aplicação longitudinal do TP permite a análise do currículo e a identificação de lacunas, incentivando melhorias nas metodologias de ensino e suporte à formação médica. A integração de feedback regular e a utilização de metodologias ativas são recomendadas para o desenvolvimento contínuo dos estudantes e ajustes curriculares, fortalecendo a preparação para a prática médica e a qualidade do atendimento à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Martins Presta, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Mestranda do Mestrado Profissional Ensino e Tecnologias Educacionais, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), Fortaleza-CE, Brasil

Alex Pereira de Oliveira, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Aluno do curso de Medicina, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS

Mara Lyvia Rarunna Muniz Moreira, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Aluno do curso de Medicina, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Grijalva Otavio Ferreira da Costa, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Professor do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), Fortaleza-CE, Brasil

Downloads

Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

Artigos Originais