Desenvolvimento de ferramentas educacionais para implantação de Aprendizagem Baseada em Problemas em grandes grupos.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5560.p56-62.2024

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Aplicativos Móveis, Ensino Superior

Resumo

As metodologias ativas de ensino têm sido cada vez mais empregadas na educação médica. Entretanto, o desafio quanto a essas metodologias, entre elas, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), envolve questões logísticas e econômicas. Este estudo objetivou desenvolver ferramentas educacionais para uso em sessões de ABP em grandes grupos. A primeira fase do estudo foi o desenvolvimento dos softwares iTutoria Professor e iTutoria Estudante, seguida pela elaboração de um manual para aplicação desta metodologia. O primeiro foi desenvolvido com ferramenta tipo WebView, acessada via internet e utilizada pelo docente para postagens, e o segundo sob forma de aplicativo para uso pelos discentes durante sessões de tutoria. Em seguida, foi desenvolvido um manual em e-Book para orientar docentes sobre aplicação do ABP em grandes grupos. Os softwares foram avaliados quanto à usabilidade pelo instrumento System Usability Scale (SUS), e sua aceitação através de questionário baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). Participaram do estudo 36 discentes aleatoriamente escolhidos, que cursavam do terceiro ao sexto semestre do curso de medicina de um centro universitário, durante o período de novembro de 2021. A usabilidade da plataforma foi considerada boa, com um escore SUS médio igual a 70,1 e considerada com uma usabilidade e aceitação boa, tendo um potencial para o uso em sessões tutoriais, com aplicação de recursos de multimídia como vídeos e sons. O manual desenvolvido também poderá futuramente ser utilizado para treinamento docente e aplicação desta metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Brasil de Carvalho Rocha, Centro Universitário Christus

Mestre em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais - UNICHRISTUS

Débora Raquel Bezerra Bonfim, Centro Universitário Christus

Estudante de Medicina, Bolsista de Iniciação Científica

Raissa Maria Saraiva Leão Câmara Teles, Centro Universitário Christus

Estudante de Medicina, Bolsista de Iniciação Científica

Beatris Maia, Centro Universitário Christus

Estudante de Medicina, Bolsista de Iniciação Científica

Edgar Marçal, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ciência da Computação – UFC

Marcos Kubrusly, Centro Universitário Christus

Mestre em Physiologie et Physiopathologie Rénales - Universite de Paris VIII e Doutor em Néphrologie - Universite de Paris V (Rene Descartes)

Prof. Orientador do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais - UNICHRISTUS

Downloads

Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

Artigos Originais