Elaboração e validação da usabilidade de jogo educativo interprofissional sobre prevenção e diagnóstico precoce da hipertensão arterial sistêmica para estudante de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5573.p61-68.2024

Palavras-chave:

Hipertensão, Prevalência, Teste de Usabilidade, Inquéritos e Questionários

Resumo

Objetivo: Elaborar e validar um jogo educativo sobre hipertensão arterial sistêmica para estudantes da área de saúde, buscando reduzir as taxas de prevalência na região Nordeste do Brasil. Métodos: O estudo foi desenvolvido com o modelo de desenho instrucional ADDIE, baseado em uma revisão integrativa da literatura e etapas de análise, design e desenvolvimento. A amostra foi composta por graduandos selecionados por conveniência na Faculdade Pernambucana de Saúde. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário para avaliar o perfil sociodemográfico dos participantes, a usabilidade, a jogabilidade e o design do jogo. Resultados: O estudo obteve um coeficiente Alpha de Cronbach de 0.871, indicando confiabilidade no instrumento e boa aceitação do jogo. Conclusão: O jogo “Arterial” ratificou o potencial de jogos educativos no ensino de saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Sales Mendonça, Faculdade Pernambucana de Saúde

Estudante de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS-IMIP)

Marlos Lima Leoncio, Faculdade Pernambucana de Saúde

Estudante de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS-IMIP)

Guilherme Barros Alves de Carvalho, Faculdade Pernambucana de Saúde

Estudante de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS-IMIP)

Gilliatt Hanois Falbo Neto, Faculdade Pernambucana de Saúde

Doutor em Medicina Materno Infantile - pela Università Degli Studi Di Trieste-Itália (1998). Coordenador dos cursos de graduação e do Mestrado profissional em Educação para profissionais de saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Márcia Lins Cirne de Azevêdo, Faculdade Pernambucana de Saúde

Médica pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), com título de especialista em Clínica Médica e Cardiologia. Membro colaborador da American Heart Association.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Edição

Seção

Artigos Originais