Testes on-line em cursos da área da saúde: opinião dos estudantes e perspectivas sobre desempenho e segurança" teve como objetivo avaliar a opinião, adaptação e desempenho dos estudantes de graduação da área da saúde em Testes online.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5575.p116-119.2024

Palavras-chave:

Avaliação Educacional., aprendizagem, desempenho acadêmico, tecnologia educacional, Covid-19

Resumo

Introdução: O uso da tecnologia nos processos de educação, ensino, e especialmente na avaliação, se apresenta como um desafio para instituições de ensino e de conteúdo ainda escasso na literatura. Objetivo: avaliar a opinião, adaptação e desempenho dos estudantes de graduação da área da saúde em Testes online. Método: avaliação de intervenção educacional, sobre avaliação na modalidade online/remota, com estudantes da área da saúde. Aplicado formulário estruturado em escala de Likert sobre a opinião dos estudantes com os testes online e analisados os escores médios por curso comparando com os escores nos testes impressos. Para a análise foi utilizado o pacote estatístico R. O critério de consenso foi o Ranking Médio (RM) acima de 3,0. A consistência do formulário foi avaliada pelo alfa de Cronbach. Para a comparação dos desempenhos foi utilizado o teste -T para amostras independentes. Resultados: Os estudantes mostraram-se bem adaptados, concordando que fatores estressores podem interferir em seus desempenhos. Foram analisados 1520 testes online e 2067 testes impressos, não sendo identificado um padrão único entre os cursos sobre o impacto nas médias gerais, comparando as duas modalidades de testes. Conclusão: Aspectos da avaliação on-line como adaptação, desempenho, e fraudes são discutidos neste estudo, visando contribuir com o uso da tecnologia aprimorando a avaliação. 

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Biografia do Autor

Daniele de Melo Veras, Faculdade Pernambucana de Saúde

Psicóloga pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Pós-Graduanda em Gestalt-Terapia. 

Taciana Barbosa Duque , Faculdade Pernambucana de Saúde

Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Pernambuco. Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestrado em Pediatria pela Universidade Federal de Pernambuco . Pós- doutoranda em Educação Médica -Universidade do Minho, Braga, Portugal. Especialista em Computação Aplicada à Educação - pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) - Universidade de São Paulo. Residência Médica em Pediatria e especialista em Neonatologia e UTI Neonatal. É Coordenadora de Avaliação da Aprendizagem da Faculdade Pernambucana de Saúde; docente permanente e membro do colegiado do Mestrado profissional em Educação para o ensino na área da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde. Coordenadora do Consórcio Interinstitucional Nordeste de escolas Médicas para o Teste de progresso. Coordenadora do Curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (2011-2019). Coordenadora da Unidade Neonatal de Alto Risco do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP (2000 - 2010). Pesquisa na área Educação Médica, educação na área de saúde, avaliação processos de aprendizagem.

Monica Cristina Batista Melo, Faculdade Pernambucana de Saúde

Psicóloga pela Universidade Católica de Pernambuco, Especialista em Psicologia Hospitalar, mestre e doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP. Pós-doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua como Psicologa no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira- IMIP no Setor de Psicologia - Laboratório de Avaliação Psicológica - LAP e em consultório. Tutora no curso de graduação em Psicologia e nas pós graduações: Curso de Especialização em Neuropsicologia e de Psicologia Clinica hospitalar. Docente permanente no Mestrado Profissional em educação para o Ensino na Área de Saúde e Mestrado profissional em Psicologia da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS. Membro dos grupos de pesquisa em Psicologia da Saúde e Saúde Mental.

Bruno Hipolito da Silva, Faculdade Pernambucana de Saúde

Graduado Sistemas para Internet, Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde. Atualmente é Coordenador Acadêmico da Faculdade de Tecnologia em Saúde do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), exerce a função de Coordenador de Educação a Distância, atua em projetos educacionais mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como na formação docente para utilização de tecnologias voltadas para os processos de ensino-aprendizagem. Atuou como Coordenador de de Teleducação do Núcleo de Telessaúde de 2010 à 2022 e como Coordenador e designer Instrucional no projeto de implantação da Telessaúde na Saúde Indígena do Imip de 2014 à 2021, coordenou a produção do Curso para Retirada de Órgãos para Transplante na modalidade EAD. Desde 2009 desenvolve atividades na área de tecnologias assistivas. Coordenador de divulgação científica do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde. Docente colaborador do Mestrado em Educação em Saúde e do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da FPS. Atua nas áreas de educação tecnológica, formação de tutores e autores para EAD, implantação de ensino à distância no âmbito corporativo e/ou ensino superior. Tem como especialidades e interesses as áreas de Tecnologias Aplicadas à Educação, Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Desenho Instrucional.

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Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

Artigos Originais