Testes on-line em cursos da área da saúde: opinião dos estudantes e perspectivas sobre desempenho e segurança" teve como objetivo avaliar a opinião, adaptação e desempenho dos estudantes de graduação da área da saúde em Testes online.
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5575.p116-119.2024Palavras-chave:
Avaliação Educacional., aprendizagem, desempenho acadêmico, tecnologia educacional, Covid-19Resumo
Introdução: O uso da tecnologia nos processos de educação, ensino, e especialmente na avaliação, se apresenta como um desafio para instituições de ensino e de conteúdo ainda escasso na literatura. Objetivo: avaliar a opinião, adaptação e desempenho dos estudantes de graduação da área da saúde em Testes online. Método: avaliação de intervenção educacional, sobre avaliação na modalidade online/remota, com estudantes da área da saúde. Aplicado formulário estruturado em escala de Likert sobre a opinião dos estudantes com os testes online e analisados os escores médios por curso comparando com os escores nos testes impressos. Para a análise foi utilizado o pacote estatístico R. O critério de consenso foi o Ranking Médio (RM) acima de 3,0. A consistência do formulário foi avaliada pelo alfa de Cronbach. Para a comparação dos desempenhos foi utilizado o teste -T para amostras independentes. Resultados: Os estudantes mostraram-se bem adaptados, concordando que fatores estressores podem interferir em seus desempenhos. Foram analisados 1520 testes online e 2067 testes impressos, não sendo identificado um padrão único entre os cursos sobre o impacto nas médias gerais, comparando as duas modalidades de testes. Conclusão: Aspectos da avaliação on-line como adaptação, desempenho, e fraudes são discutidos neste estudo, visando contribuir com o uso da tecnologia aprimorando a avaliação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interagir
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.