Educação em diabetes e as técnicas de gamificação para promoção da saúde: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5620.p181-184.2024Palavras-chave:
Gamificação, Diabetes Mellitus, Educação em SaúdeResumo
Objetivo: Sintetizar as evidências científicas disponíveis acerca da educação em diabetes mediada por estratégias de gamificação. Métodos: O presente estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura científica. Na busca foi utilizado os descritores “gamificação”, “educação em diabetes”, “saúde”. Resultados: A partir da metodologia os dados obtidos na amostra foram categorizados e organizados através de quadros com títulos, autoria, ano de publicação, periódico e tipo de estudo. A classificação dos artigos foi feita a partir de uma taxonomia de técnicas de gamificação. Conclusão: A gamificação visa transferir conhecimento e habilidades por meio de elementos como repetição e entretenimento. A utilização dessas técnicas, permite uma abordagem descentralizada da educação em saúde, incentivando pacientes a se tornarem protagonistas em seu autocuidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interagir
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.