Educação em diabetes e as técnicas de gamificação para promoção da saúde: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5620.p181-184.2024

Palavras-chave:

Gamificação, Diabetes Mellitus, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: Sintetizar as evidências científicas disponíveis acerca da educação em diabetes mediada por estratégias de gamificação. Métodos: O presente estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura científica. Na busca foi utilizado os descritores “gamificação”, “educação em diabetes”, “saúde”. Resultados: A partir da metodologia os dados obtidos na amostra foram categorizados e organizados através de quadros com títulos, autoria, ano de publicação, periódico e tipo de estudo. A classificação dos artigos foi feita a partir de uma taxonomia de técnicas de gamificação. Conclusão: A gamificação visa transferir conhecimento e habilidades por meio de elementos como repetição e entretenimento. A utilização dessas técnicas, permite uma abordagem descentralizada da educação em saúde, incentivando pacientes a se tornarem protagonistas em seu autocuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Euclides do Nascimento, Unichristus

Egressa do curso de Enfermagem do Centro Universitário Christus.

Rosana Gomes de Freitas Menezes Franco, Unichristus

Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Christus.

Fernanda Vieira Soares, Uece

Docente da Universidade Estadual do Ceará.

Sânia Nara Costa da Rocha, Unichristus

Docente do Centro Universitário Christus.

Mardênia Gomes Vasconcelos Pitombeira, Unichristus

Docente do Centro Universitário Christus.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

Artigos de Revisão