Testes com consulta para avaliação de conhecimento de estudantes da área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5624.p99-106.2024Palavras-chave:
aprendizagem, avaliação educacional, desempenho acadêmicoResumo
Introdução: O teste com consulta, (TC) é uma estratégia de avaliação que permite ao estudante a consulta a fontes de estudo durante a sua realização. Objetivo: Avaliar a utilização do teste com consulta online em cursos da área da saúde. Método: estudo de avaliação sobre a utilização de testes online com consulta com estudantes e docentes da área da saúde entre fevereiro de 2023 a março de 2024. Aplicado formulário online com assertivas relacionadas ao teste em escala de Likert de 5 pontos. Realizada pelos docentes análise de 60 questões previamente aplicadas, em relação à taxonomia e método socrático. Utilizado o pacote estatístico R versão 4.0. para análise O critério de consenso para assertivas Ranking médio acima de 3 e para a análise das questões a concordância de mais de 50% dos avaliadores. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição sob o número: 6.260.105. Resultados: Participaram 148 estudantes e 24 docentes que concordaram com instruções prévias esclarecedoras sobre o teste .Consideraram o tempo do teste satisfatório e seguro o método com relação a fraude. Na análise das questões,40% estavam de acordo com o método socrático; 32% cobravam memorização, 41% compreender/aplicar e 27% de resolução de problemas. Os docentes concordaram que o TC é uma boa forma de avaliar conhecimento, o que não ficou ainda evidente na opinião dos estudantes. Conclusão: estudantes e docentes não identificaram dificuldades com utilização e aplicação dos testes, sendo reconhecido por estes últimos como um bom modelo na avaliação do conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interagir
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.