Percepções de estudantes e preceptores sobre a interdisciplinaridade no processo de formação em fisioterapia
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5628.p90-98.2024Palavras-chave:
fisioterapia, comunicação interdisciplinar, estágio clínicoResumo
Mudanças curriculares vêm acontecendo dentro das IES com o objetivo de promover a formação de profissionais aptos a realizar ações integrais de saúde. Essa pesquisa investigou a compreensão de preceptores e estagiários de fisioterapia acerca da vivência da interdisciplinaridade no contexto do estágio curricular. O estudo de abordagem qualitativa foi realizado em uma instituição de ensino superior do interior de Caruaru-PE, nos meses de Outubro e Novembro de 2018. Um grupo focal foi realizado e os dados obtidos foram analisados através da análise de Bardin apresentando as seguintes categorias: Percepção de Interdisciplinaridade, Estágio Interdisciplinar: motivação e desafios e Desenvolvimento pessoal e profissional. Os resultados encontrados demonstram que a vivência interdisciplinar estimula uma formação pautada no atendimento integral, desenvolvendo uma postura profissional mais humanizada. Sugere-se a continuidade de estudos sobre a interdisciplinaridade, devido à escassez de trabalhos que investigam a temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interagir
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.