Percepções de estudantes e preceptores sobre a interdisciplinaridade no processo de formação em fisioterapia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5628.p90-98.2024

Palavras-chave:

fisioterapia, comunicação interdisciplinar, estágio clínico

Resumo

Mudanças curriculares vêm acontecendo dentro das IES com o objetivo de promover a formação de profissionais aptos a realizar ações integrais de saúde. Essa pesquisa investigou a compreensão de preceptores e estagiários de fisioterapia acerca da vivência da interdisciplinaridade no contexto do estágio curricular. O estudo de abordagem qualitativa foi realizado em uma instituição de ensino superior do interior de Caruaru-PE, nos meses de Outubro e Novembro de 2018.  Um grupo focal foi realizado e os dados obtidos foram analisados através da análise de Bardin apresentando as seguintes categorias: Percepção de Interdisciplinaridade, Estágio Interdisciplinar: motivação e desafios e Desenvolvimento pessoal e profissional. Os resultados encontrados demonstram que a vivência interdisciplinar estimula uma formação pautada no atendimento integral, desenvolvendo uma postura profissional mais humanizada. Sugere-se a continuidade de estudos sobre a interdisciplinaridade, devido à escassez de trabalhos que investigam a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliany Silveira Braglia Cesar Vieira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco

Thalita Menezes, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco

Downloads

Publicado

2024-12-11

Edição

Seção

Artigos Originais