Construção e validação de manual prático sobre a classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde para fisioterapeutas
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5629.p51-54.2024Palavras-chave:
classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde, manual de referência, fisioterapiaResumo
Introdução: O uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) por fisioterapeutas tem o intuito de tornar a avaliação e tratamento mais abrangente; determinado como enfoque a funcionalidade humana e o Modelo Biopsicossocial. Objetivo: Elaborar e validar manual prático para utilização da CIF como ferramenta para guiar o diagnóstico cinético funcional por profissionais de fisioterapia na área de traumato-ortopedia e reumatologia. Métodos: Estudo de validação de conteúdo e semântica com amostra de 10 juízes. Foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo Geral (IVCG) para análise estatística do instrumento com uma concordância mínima de 80%. Submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira e aprovado sob o parecer nº 5.097.583. Foi realizada aplicação de questionário online sobre características sociodemográficas e profissionais, além de um questionário com a Escala Likert para a validação de conteúdo e semântica. Resultados: Os juízes apresentaram média de pontuação na tabela de Ferhring de 7,2. Destes, 90,9% são fisioterapeutas e 9,1% fisioterapeuta e educadora física. Cerca de 36,4% dos juízes afirmaram possuir titulação de mestres na área da saúde, 45,5% especialização lato sensu em fisioterapia traumato-ortopédica e reumatológica e 54,5% relataram ter realizado cursos sobre a CIF. O manual apresentou o IVCG para o conteúdo de 84% e 86% para a validação semântica. Conclusão: O manual foi validado em uma única rodada e consta de 5 capítulos. Atendeu ao objetivo que se propunha, pois tanto a validação de conteúdo quanto a de semântica obtiveram o consenso necessário.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interagir
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.