A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA COMO RESPOSTA À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA DIGITAL NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.127.5758.p26-28.2024

Palavras-chave:

projeto de extensão, Bullying, Cyberbullying, comunicação não violenta

Resumo

Este trabalho relata experiência sobre proposta e implementação de Projeto de Extensão no Curso de Direito da Faculdade Christus Eusébio, com a finalidade de estimular boas práticas em comunicação não violenta, em resposta a relatos de casos de intimidação sistemática, bullying e cyberbullying, envolvendo alunos de ensino médio de escola municipal. Para atingir esse objetivo, apresentou-se proposta inicial de estudo aprofundado interdisciplinar, envolvendo a gestão consensual de conflitos e a psicologia jurídica aos discentes extensionistas. O produto resultante da prática foi a elaboração de uma cartilha digital informativa, com quiz interativo, e o uso de metodologias ativas, pessoalmente apresentado pelos alunos na Escola Ana Bezerra de Sá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Vládia Holanda Cruz, Faculdade Christus Eusebio

Léa Magalhães Barsi Fontenelle

Mestra em Direito e Gestão de Conflitos

Coordenadora de Extensão e professora da Faculdade Christus Eusébio

Auxiliar Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

Advogada

 

Ana Vládia Holanda Cruz

Doutora (2014) e Mestre (2010) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada na Universidade de Fortaleza. Foi bolsista na modalidade Programa Institucional de Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE - CAPES) na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS/CEIFR). Atua em Psicologia Social, Direitos Humanos e Psicologia na Interface com a Justiça. Atualmente é professora na UniChristus nos cursos de Psicologia e Direito.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Relatos de Caso/Experiência