A PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.132.6020.p17-19.2026Palavras-chave:
ensino por competências, educação contábil, modelo CHA, revisão sistemática, formação profissionalResumo
Embora diretrizes nacionais (CFC, 2024) e internacionais (IFAC, 2019) recomendem currículos orientados por competências, ainda prevalecem modelos tecnicistas e fragmentados na formação em Ciências Contábeis. Este estudo analisa a produção científica internacional sobre ensino por competências na graduação em Contabilidade. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura (RSL), realizada segundo o protocolo PRISMA, com 108 artigos publicados entre 2005 e 2025, extraídos das bases Scopus e Web of Science. Os achados foram organizados em cinco eixos: fundamentos teóricos, práticas pedagógicas, competências desenvolvidas, estratégias de avaliação e lacunas teóricas e institucionais. Os resultados indicam crescimento da produção a partir de 2015, predominância de estudos em países anglófonos e emergência de abordagens críticas e interdisciplinares. Como contribuição, propõe-se uma estrutura conceitual integradora que articula objetivos educacionais, competências (modelo CHA), metodologias ativas e estratégias avaliativas. Conclui-se que o avanço do ensino por competências na Contabilidade requer mudanças curriculares, avaliativas e institucionais, alinhadas a um pacto formativo mais crítico e ético.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Interagir

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.