Levantamento, análise e seleção de indicadores ambientais e socioeconômicos como subsídio para o fortalecimento das estratégias de controle da dengue no município de Uberlândia- MG

Autores

  • Karen Magalhães Arantes Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Boscolli Barbosa Pereira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v5i1.1104.p86-94.2017

Palavras-chave:

Arboviroses, Vigilância em Saúde Pública, Saúde Ambiental

Resumo

Introdução: A dengue é um desafio para a saúde pública e seu controle é complexo, devido aos diversos fatores que são importantes determinantes na manutenção e dispersão tanto da doença quanto de seu vetor transmissor. Objetivo: Diante da situação epidemiológica da dengue, e tendo em vista que a distribuição de doenças e agravos é desigual, graças à diversidade de condições socioeconômicas, ambientais e institucionais que definem cada território, o presente estudo objetivou selecionar e analisar indicadores condicionantes da proliferação da dengue, organizando-os segundo o modelo FPEEEA OMS para o município de Uberlândia-MG. Métodos: Foi realizado um estudo descritivo e exploratório, com abordagem quali-quantitativa para análise de dados secundários, disponíveis em bases de dados de domínio público virtual, relativos às condições sociais, econômicas e ambientais de Uberlândia-MG, incluindo registros de casos de dengue notificados, bem como informações referentes às ações de controle do vetor. Resultados: A partir do levantamento e da organização das informações obtidas, foi possível selecionar e propor indicadores e informações para cada eixo da matriz FPEEEA, bem como relacionar ações de atenção e vigilância para controle da dengue. Conclusão: A implementação de políticas baseadas na intersetorialidade de forma a envolver e responsabilizar os gestores e a sociedade é importante para o controle da dengue, sendo que o modelo FPEEEA/OMS mostrou ser relevante instrumeto de subsídio à elaboração e planejamento das ações de vigilância que envolve o combate à doença e ao vetor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Magalhães Arantes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Pós graduação em Saúde da Família (2009). Atualmente é enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia e mestranda do curso de pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trbalhador do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Boscolli Barbosa Pereira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Bacharel (2007) e Licenciado (2008) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre (2008) e Doutor em Genética e Bioquímica (2012) pelo programa de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica UFU. Tem experiência nas áreas de Ecotoxicologia; Toxicologia Geral e Ambiental; Impactos e Riscos Ambientais; Vigilância em Saúde Ambiental; Biomonitoramento Ambiental e Educação Ambiental. É Professor Adjunto nos Cursos de Bacharelado em Gestão em Saúde Ambiental (Instituto de Geografia) e Bacharelado em Biotecnologia (Instituto de Genética e Bioquímica) UFU e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador UFU.

Downloads

Publicado

2017-02-24