Levantamento, análise e seleção de indicadores ambientais e socioeconômicos como subsídio para o fortalecimento das estratégias de controle da dengue no município de Uberlândia- MG

Autores/as

  • Karen Magalhães Arantes Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Boscolli Barbosa Pereira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v5i1.1104.p86-94.2017

Palabras clave:

Arboviroses, Vigilância em Saúde Pública, Saúde Ambiental

Resumen

Introdução: A dengue é um desafio para a saúde pública e seu controle é complexo, devido aos diversos fatores que são importantes determinantes na manutenção e dispersão tanto da doença quanto de seu vetor transmissor. Objetivo: Diante da situação epidemiológica da dengue, e tendo em vista que a distribuição de doenças e agravos é desigual, graças à diversidade de condições socioeconômicas, ambientais e institucionais que definem cada território, o presente estudo objetivou selecionar e analisar indicadores condicionantes da proliferação da dengue, organizando-os segundo o modelo FPEEEA OMS para o município de Uberlândia-MG. Métodos: Foi realizado um estudo descritivo e exploratório, com abordagem quali-quantitativa para análise de dados secundários, disponíveis em bases de dados de domínio público virtual, relativos às condições sociais, econômicas e ambientais de Uberlândia-MG, incluindo registros de casos de dengue notificados, bem como informações referentes às ações de controle do vetor. Resultados: A partir do levantamento e da organização das informações obtidas, foi possível selecionar e propor indicadores e informações para cada eixo da matriz FPEEEA, bem como relacionar ações de atenção e vigilância para controle da dengue. Conclusão: A implementação de políticas baseadas na intersetorialidade de forma a envolver e responsabilizar os gestores e a sociedade é importante para o controle da dengue, sendo que o modelo FPEEEA/OMS mostrou ser relevante instrumeto de subsídio à elaboração e planejamento das ações de vigilância que envolve o combate à doença e ao vetor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karen Magalhães Arantes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Pós graduação em Saúde da Família (2009). Atualmente é enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia e mestranda do curso de pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trbalhador do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Boscolli Barbosa Pereira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Bacharel (2007) e Licenciado (2008) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre (2008) e Doutor em Genética e Bioquímica (2012) pelo programa de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica UFU. Tem experiência nas áreas de Ecotoxicologia; Toxicologia Geral e Ambiental; Impactos e Riscos Ambientais; Vigilância em Saúde Ambiental; Biomonitoramento Ambiental e Educação Ambiental. É Professor Adjunto nos Cursos de Bacharelado em Gestão em Saúde Ambiental (Instituto de Geografia) e Bacharelado em Biotecnologia (Instituto de Genética e Bioquímica) UFU e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador UFU.

Publicado

2017-02-24

Cómo citar

1.
Arantes KM, Pereira BB. Levantamento, análise e seleção de indicadores ambientais e socioeconômicos como subsídio para o fortalecimento das estratégias de controle da dengue no município de Uberlândia- MG. J Health Biol Sci. [Internet]. 24 de febrero de 2017 [citado 22 de diciembre de 2024];5(1):86-94. Disponible en: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/1104