Intervenção educativa na equipe de enfermagem diante dos cuidados paliativos

Autores

  • Gleice Kelle Beserra Viana Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Hashilley Alberto da Silva Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Ana Karine Girão Lima Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar- ISGH
  • Ana Luiza Almeida de Lima Hospital Geral Waldemar de Alcântara
  • Carla Monique Lopes Mourão Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Alisson Salatiek Ferreira de Freitas Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Aline Mayra Lopes Silva Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Elenilce Teixeira dos Santos Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Francisca Taciana Sousa Rodrigues Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i2.1458.p165-169.2018

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Enfermagem, Conhecimento, Cuidados Paliativos

Resumo

Introdução:  Estudos demonstram haver limitações acerca do conhecimento sobre Cuidados Paliativos (CP), bem como a existência de dificuldade em discutir sobre o assunto com os profissionais de enfermagem Objetivo: descrever a experiência, enquanto acadêmicas de enfermagem, durante o desenvolvimento e a implementação de uma atividade de intervenção educativa à equipe de enfermagem sobre CP. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado a partir do programa de iniciação científica de um centro universitário, como projeto de extensão acadêmica, no período de agosto de 2015 a julho de 2016. Resultados e Discussão: A atividade educativa possibilitou o desenvolvimento do pensamento crítico, tanto para as acadêmicas que realizaram o estudo e conduziram a intervenção, como para os participantes da pesquisa, que, durante toda a atividade, foram instigados a contribuir de forma ativa com o processo de aprendizagem. Essa intervenção educativa permitiu que os participantes se apropriassem de estratégias de planejamento, comunicação e organização do cuidado prestado ao paciente que necessita de CP. Acredita-se que a participação dos alunos de graduação em Enfermagem em projetos de iniciação científica favorece a formação de sujeitos capazes de reconhecer e intervir em problemas reais, em busca de transformações sociais que libertem e transformem o meio em que atuam. Conclusão: Conclui-se que, durante a formação acadêmica de enfermagem, a participação em projetos de iniciação científica, bem como o desenvolvimento de atividades que envolvem estratégias educativas dinâmicas pode propiciar um impacto positivo no conhecimento do aluno, favorecendo a formação de um profissional com pensamento crítico-reflexivo e influente em seu campo de atuação.

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Publicado

2018-04-02

Como Citar

1.
Beserra Viana GK, da Silva HA, Girão Lima AK, Almeida de Lima AL, Lopes Mourão CM, Ferreira de Freitas AS, et al. Intervenção educativa na equipe de enfermagem diante dos cuidados paliativos. J Health Biol Sci. [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 3º de julho de 2024];6(2):165-9. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/1458