Intervenção educativa na equipe de enfermagem diante dos cuidados paliativos

Autores

  • Gleice Kelle Beserra Viana Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Hashilley Alberto da Silva Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Ana Karine Girão Lima Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar- ISGH
  • Ana Luiza Almeida de Lima Hospital Geral Waldemar de Alcântara
  • Carla Monique Lopes Mourão Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Alisson Salatiek Ferreira de Freitas Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Aline Mayra Lopes Silva Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Elenilce Teixeira dos Santos Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Francisca Taciana Sousa Rodrigues Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i2.1458.p165-169.2018

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Enfermagem, Conhecimento, Cuidados Paliativos

Resumo

Introdução:  Estudos demonstram haver limitações acerca do conhecimento sobre Cuidados Paliativos (CP), bem como a existência de dificuldade em discutir sobre o assunto com os profissionais de enfermagem Objetivo: descrever a experiência, enquanto acadêmicas de enfermagem, durante o desenvolvimento e a implementação de uma atividade de intervenção educativa à equipe de enfermagem sobre CP. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado a partir do programa de iniciação científica de um centro universitário, como projeto de extensão acadêmica, no período de agosto de 2015 a julho de 2016. Resultados e Discussão: A atividade educativa possibilitou o desenvolvimento do pensamento crítico, tanto para as acadêmicas que realizaram o estudo e conduziram a intervenção, como para os participantes da pesquisa, que, durante toda a atividade, foram instigados a contribuir de forma ativa com o processo de aprendizagem. Essa intervenção educativa permitiu que os participantes se apropriassem de estratégias de planejamento, comunicação e organização do cuidado prestado ao paciente que necessita de CP. Acredita-se que a participação dos alunos de graduação em Enfermagem em projetos de iniciação científica favorece a formação de sujeitos capazes de reconhecer e intervir em problemas reais, em busca de transformações sociais que libertem e transformem o meio em que atuam. Conclusão: Conclui-se que, durante a formação acadêmica de enfermagem, a participação em projetos de iniciação científica, bem como o desenvolvimento de atividades que envolvem estratégias educativas dinâmicas pode propiciar um impacto positivo no conhecimento do aluno, favorecendo a formação de um profissional com pensamento crítico-reflexivo e influente em seu campo de atuação.

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Publicado

2018-04-02