Pertussis: novas estratégias de vacinação para prevenção de uma antiga doença

Autores

  • Lucia Ferro Bricks Sanofi Pasteur Divisão Vacinas do Grupo Sanofi, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v1i2.19.p73.2013

Palavras-chave:

Pertussis, Coqueluche, Incidência, Diagnóstico, Transmissão, Fatores de virulência, Vacina contra coqueluche, Imunização

Resumo

Introdução: A despeito das elevadas coberturas vacinais, a pertussis persiste como importante causa de hospitalizações e mortes em lactentes, sendo necessárias novas estratégias de vacinação parao controle da doença. Objetivos: Descrever as recentes mudanças na epidemiologia da coqueluche, analisar as principais fontes de transmissão para lactentes, os fatores envolvidos no ressurgimento da doença e as publicações sobre uso de vacinas acelulares em adolescentes e adultos. Métodos: Foram identificados e analisados os artigos publicados no PUBMED e SCIELO, assim como as informações disponíveis nos sites oficiais da OMS, OPAS, CDC, ECDC e do Ministério da Saúde do Brasil, de 01/01/2003 a 31/12/2012. Conclusões: A reemergência da pertussis foi constatada em países que adotam diferentes vacinas e esquemas de imunização. As mais relevantes fontes de pertussis para lactentes, o grupo de mais alto risco para complicações e mortes, são os contatos domiciliares, especialmente, as mães. A proteção oferecida por infecção natural ou por vacinas é limitada. As vacinas Tdap e Tdap-IPV são seguras e imunogênicas, e dados limitados demonstraram que essas vacinas conferem proteção direta e indireta, com efetividade de, aproximadamente 80%, durante 5 anos. É necessário melhorar a educação sobre os benefícios da vacinação de adolescentes e adultos e aprimorar a vigilância da pertussis nesses grupos com maior utilização novos recursos laboratoriais (PCR e sorologia) a fim de identificar o intervalo ideal para administrar as doses de reforço e as melhores estratégias de vacinação para reduzir o número de mortes em lactentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Ferro Bricks, Sanofi Pasteur Divisão Vacinas do Grupo Sanofi, Brasil

Pediatra, Doutora em Medicina pela FMUSP, ex professora do Departamento de Pediatria da FMUSP, membro de diversas Sociedades Médicas e expert em Vacinas pela Universidade de Genebra (ADVAC 2006).

Trabalhei por 25 anos no Instituto da Criança, com foco no ensino de Médicos Residentes e de 1991 a 2007, também no Centro de Saude Escola e Hospital Universitário, como professora de Pediatria para alunos da graduação e pos graduação, senso lattu e estrito.

Sou autora ou co-autora de mais de 200 publicações, coordenei 3 livros médicos e tenho 21 artigos no PUBMED, a maioria sobre vacinas.

Em 2007 assumi a diretoria médica da Sanofi Pasteur no Brasil, e desde 2010, sou Diretora de Saúde Pública da Sanofi Pasteur.

Meu CV completo esta no Lattes www.cnpq.br

Downloads

Publicado

2013-06-26

Como Citar

1.
Bricks LF. Pertussis: novas estratégias de vacinação para prevenção de uma antiga doença. J Health Biol Sci. [Internet]. 26º de junho de 2013 [citado 29º de junho de 2024];1(2):73. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/19