Pertussis: novas estratégias de vacinação para prevenção de uma antiga doença

Autores/as

  • Lucia Ferro Bricks Sanofi Pasteur Divisão Vacinas do Grupo Sanofi, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v1i2.19.p73.2013

Palabras clave:

Pertussis, Coqueluche, Incidência, Diagnóstico, Transmissão, Fatores de virulência, Vacina contra coqueluche, Imunização

Resumen

Introdução: A despeito das elevadas coberturas vacinais, a pertussis persiste como importante causa de hospitalizações e mortes em lactentes, sendo necessárias novas estratégias de vacinação parao controle da doença. Objetivos: Descrever as recentes mudanças na epidemiologia da coqueluche, analisar as principais fontes de transmissão para lactentes, os fatores envolvidos no ressurgimento da doença e as publicações sobre uso de vacinas acelulares em adolescentes e adultos. Métodos: Foram identificados e analisados os artigos publicados no PUBMED e SCIELO, assim como as informações disponíveis nos sites oficiais da OMS, OPAS, CDC, ECDC e do Ministério da Saúde do Brasil, de 01/01/2003 a 31/12/2012. Conclusões: A reemergência da pertussis foi constatada em países que adotam diferentes vacinas e esquemas de imunização. As mais relevantes fontes de pertussis para lactentes, o grupo de mais alto risco para complicações e mortes, são os contatos domiciliares, especialmente, as mães. A proteção oferecida por infecção natural ou por vacinas é limitada. As vacinas Tdap e Tdap-IPV são seguras e imunogênicas, e dados limitados demonstraram que essas vacinas conferem proteção direta e indireta, com efetividade de, aproximadamente 80%, durante 5 anos. É necessário melhorar a educação sobre os benefícios da vacinação de adolescentes e adultos e aprimorar a vigilância da pertussis nesses grupos com maior utilização novos recursos laboratoriais (PCR e sorologia) a fim de identificar o intervalo ideal para administrar as doses de reforço e as melhores estratégias de vacinação para reduzir o número de mortes em lactentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucia Ferro Bricks, Sanofi Pasteur Divisão Vacinas do Grupo Sanofi, Brasil

Pediatra, Doutora em Medicina pela FMUSP, ex professora do Departamento de Pediatria da FMUSP, membro de diversas Sociedades Médicas e expert em Vacinas pela Universidade de Genebra (ADVAC 2006).

Trabalhei por 25 anos no Instituto da Criança, com foco no ensino de Médicos Residentes e de 1991 a 2007, também no Centro de Saude Escola e Hospital Universitário, como professora de Pediatria para alunos da graduação e pos graduação, senso lattu e estrito.

Sou autora ou co-autora de mais de 200 publicações, coordenei 3 livros médicos e tenho 21 artigos no PUBMED, a maioria sobre vacinas.

Em 2007 assumi a diretoria médica da Sanofi Pasteur no Brasil, e desde 2010, sou Diretora de Saúde Pública da Sanofi Pasteur.

Meu CV completo esta no Lattes www.cnpq.br

Publicado

2013-06-26

Cómo citar

1.
Bricks LF. Pertussis: novas estratégias de vacinação para prevenção de uma antiga doença. J Health Biol Sci. [Internet]. 26 de junio de 2013 [citado 30 de junio de 2024];1(2):73. Disponible en: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/19