Parâmetros morfométricos e quantitativos de tecidos adiposos de ratos alimentados com resíduos de lichia

Raissa Linares de Melo Rocha, Martha Elisa Ferreira de Almeida, José Antonio de Souza Cruz Ramos, Aline Braga de Melo, Diego Alvarenga Botrel, Regiane Victória de Barros Fernandes

Resumo


Objetivo: avaliar os parâmetros morfométricos e a quantidade de tecidos adiposos de ratos alimentados com resíduos da lichia. Métodos: na etapa 1, os animais foram divididos em grupo C (controle) e grupo H (dieta hipercalórica); enquanto, na etapa 2, os animais do grupo C permaneceram neste grupo, e os demais foram divididos no grupo H, grupo HCL (10% de farinha da casca de lichia), e o grupo HSL (10% de farinha da semente de lichia). Avaliaram-se os Índices de Massa Corporal (IMC) e de Lee; o consumo alimentar, o Coeficiente de Eficiência Alimentar e a Digestibilidade Aparente; os Índices Hepato-Somático, de Gordura Visceral e de Gordura Epididimal. Compararam-se os dados pelo Teste de Tukey a 5%. Resultados: não houve diferença estatística quanto o peso corporal, o IMC, o consumo alimentar, e o Índice Hepato-Somático. O grupo HCL não diferiu do grupo C quanto ao Coeficiente de Eficiência Alimentar e à quantidade dos tecidos adiposos (visceral e epididimal). Os grupos que receberam as farinhas de lichia não diferiram do grupo C quanto ao ganho de peso e ao Índice de Lee; entretanto, apresentaram menor Índice de Gordura Epididimal que o grupo H e maior que o grupo C, embora o grupo controle (C) apresentasse menor Digestibilidade Aparente das dietas nas duas avaliações. Conclusão: a farinha da casca de lichia apresentou os melhores resultados, uma vez que não diferiu do grupo controle (C) para alguns parâmetros morfométricos e a quantidade dos tecidos adiposos, sugerindo que as fibras e os polifenóis dessa farinha promoveram os efeitos identificados neste estudo.


Palavras-chave


Litchi chinensis; Casca; Semente; Dieta de cafeteria; Órgãos

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.2939.p1-10.2020

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.