Os contributos da alfabetização em saúde para o sistema, os profissionais de saúde e os pacientes: O círculo virtuoso da comunicação na saúde

Cristina Vaz de Almeida, Célia Belim

Resumo


Objetivo: Perceber, por meio de informadores qualificados, como os profissionais de saúde, quais os contributos da alfabetização em saúde para o sistema, os profissionais de saúde e os pacientes. Método: foi aplicada a técnica do focus group, em um processo bietápico, cerca de 600 profissionais de saúde a atuar em Portugual. Para tratar os conteúdos recolhidos nos focus groups, usou-se a análise de conteúdo qualitativa. Resultados: Os resultados mostram que a alfabetização em saúde é um assunto piloto para os profissionais de saúde. A melhor gestão de custos, a eficiência, o menor desperdício e o reaproveitamento de recursos materiais e técnicos, a coordenação mais equilibrada da burocracia são alguns dos contributos para o sistema. Os contributos para os profissionais de saúde são diversos, destacando-se o poupar tempo, que eles disponibilizarão para outros investimentos, uma maior satisfação e o bem-estar. Os pacientes se beneficiarão com o acesso a melhores cuidados de saúde, o aumento da prevenção da doença, da qualidade de vida e de saúde, o autoinvestimento, a autogestão, a segurança em saúde, a satisfação, entre outros ganhos. Conclusão: O investimento na alfabetização em saúde traduz-se em ganhos para a tríade sistema-profissional-paciente e na efetividade e eficiência dos resultados em saúde, sobretudo no contexto de crises pandêmicas como a motivada pela COVID-19. A cadeia sistema-profissional-paciente está em constante dinâmica e retroalimenta-se positivamente, funcionando em um círculo virtuoso, cuja alavanca é a comunicação.


Palavras-chave


Comunicação em saúde; Alfabetização em saúde; Sistema de saúde; Profissionais de saúde; Pacientes

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v9i1.3294.p1-8.2021

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.