Os contributos da alfabetização em saúde para o sistema, os profissionais de saúde e os pacientes: O círculo virtuoso da comunicação na saúde
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v9i1.3294.p1-8.2021Palabras clave:
Comunicação em saúde, Alfabetização em saúde, Sistema de saúde, Profissionais de saúde, PacientesResumen
Objetivo: Perceber, por meio de informadores qualificados, como os profissionais de saúde, quais os contributos da alfabetização em saúde para o sistema, os profissionais de saúde e os pacientes. Método: foi aplicada a técnica do focus group, em um processo bietápico, cerca de 600 profissionais de saúde a atuar em Portugual. Para tratar os conteúdos recolhidos nos focus groups, usou-se a análise de conteúdo qualitativa. Resultados: Os resultados mostram que a alfabetização em saúde é um assunto piloto para os profissionais de saúde. A melhor gestão de custos, a eficiência, o menor desperdício e o reaproveitamento de recursos materiais e técnicos, a coordenação mais equilibrada da burocracia são alguns dos contributos para o sistema. Os contributos para os profissionais de saúde são diversos, destacando-se o poupar tempo, que eles disponibilizarão para outros investimentos, uma maior satisfação e o bem-estar. Os pacientes se beneficiarão com o acesso a melhores cuidados de saúde, o aumento da prevenção da doença, da qualidade de vida e de saúde, o autoinvestimento, a autogestão, a segurança em saúde, a satisfação, entre outros ganhos. Conclusão: O investimento na alfabetização em saúde traduz-se em ganhos para a tríade sistema-profissional-paciente e na efetividade e eficiência dos resultados em saúde, sobretudo no contexto de crises pandêmicas como a motivada pela COVID-19. A cadeia sistema-profissional-paciente está em constante dinâmica e retroalimenta-se positivamente, funcionando em um círculo virtuoso, cuja alavanca é a comunicação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista acepta los siguientes términos:
- Autores retienen el copyright y otorguen el diario el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la licencia Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Permite que los autores asumir contratos adicionales por separado, para su distribución no exclusiva de la obra publicada en esta versión de diario (ej.: publicar en Repositorio institucional o como un capítulo del libro), con el reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Autores se permite y se anima a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en tu página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de trabajos publicados (ver el efecto del acceso abierto).