Disponibilidade para aprendizagem interprofissional em cursos de saúde em uma faculdade do nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v11i1.4346.p1-13.2023Palavras-chave:
Educação Superior, Relações interprofissionais, Educação interprofissional, Estudantes.Resumo
Objetivo: verificar a disponibilidade dos estudantes dos cursos de saúde, de instituição de ensino superior do nordeste brasileiro, para o aprendizado interprofissional e as práticas colaborativas como fundamento de estratégias formativas. Método: o estudo trata de uma pesquisa descritiva-analítica e de caráter quantitativo com universo composto por 356 estudantes de cursos de saúde, como enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia, educação física, nutrição e psicologia. Foi aplicado o questionário online Readiness Interprofessional Learning Scalel , com 27 questões sociodemográficas e vivência acadêmica com tabulação e análise no Software Statistical Package for the Social Sciences 13.0. Foram realizados os testes de Kolmogorov-Smirnov e Mann-Whitney. Resultados: dos 349 estudantes participantes, destaca-se que 14,6% afirmaram ter participado de atividades extracurriculares diversas juntamente com estudantes de outros cursos, e 5,7% ter participado de forma compartilhada, interagindo com estudantes de outros cursos em estágio curricular. Conclusao: Os estudantes apresentam disponibilidade positiva para a Educação Interprofissional, tornando propício para as Instituições de Ensino Superior realizarem adaptações curriculares.Downloads
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Publicado
2023-06-12
Como Citar
1.
Feitosa CAL, Gomes N de PCP, Silva RM da. Disponibilidade para aprendizagem interprofissional em cursos de saúde em uma faculdade do nordeste brasileiro. J Health Biol Sci. [Internet]. 12º de junho de 2023 [citado 9º de março de 2025];11(1):1-13. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/4346
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Seção
Artigos Originais
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