Disponibilidade para aprendizagem interprofissional em cursos de saúde em uma faculdade do nordeste brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v11i1.4346.p1-13.2023

Palabras clave:

Educação Superior, Relações interprofissionais, Educação interprofissional, Estudantes.

Resumen

Objetivo: verificar a disponibilidade dos estudantes dos cursos de saúde, de instituição de ensino superior do nordeste brasileiro, para o aprendizado interprofissional e as práticas colaborativas como fundamento de estratégias formativas. Método: o estudo trata de uma pesquisa descritiva-analítica e de caráter quantitativo com universo composto por 356 estudantes de cursos de saúde, como enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia, educação física, nutrição e psicologia. Foi aplicado o questionário online Readiness Interprofessional Learning Scalel , com 27 questões sociodemográficas e vivência acadêmica com tabulação e análise no Software Statistical Package for the Social Sciences 13.0. Foram realizados os testes de Kolmogorov-Smirnov e Mann-Whitney. Resultados: dos 349 estudantes participantes, destaca-se que 14,6% afirmaram ter participado de atividades extracurriculares diversas juntamente com estudantes de outros cursos, e 5,7% ter participado de forma compartilhada, interagindo com estudantes de outros cursos em estágio curricular. Conclusao: Os estudantes apresentam disponibilidade positiva para a Educação Interprofissional, tornando propício para as Instituições de Ensino Superior realizarem adaptações curriculares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleyton Anderson Leite Feitosa, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Mestre em Ensino para a Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Graduado em Fisioterapia pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP. Especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP. Atualmente atuando como professor do curso de fisioterapia da Faculdade Integração do Sertão - FIS, Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão da FIS, Responsável técnico da Clínica Escola de Fisioterapia FIS - CLINEFIS e Coordenador do Estágio Supervisionado do curso de Fisioterapia.

Neciula de Paula Carneiro Porto Gomes, Western University London, Victoria Hospital, Canadá.

Pós-doutoranda em Inovação em Saúde IoMT e interprofessionalidade na Western University em parceria com SALVUS Tecnologia e MITACS Canada (2021-Atual) Pós-doutorado em Interprofessional Health Education & Research - Western University (2018-2020). Doutora em Saúde Materno-Infantil - IMIP (2015); Mestre em Fisiologia Humana - UFPE (2008); Especialista em Docência na Saúde- UFRGS (2015) Especialista em Avaliação em Saúde - ENSP/ FIOCRUZ - RJ (2014); Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória - UFPE (2003); Graduada em Fisioterapia - UEPB (2002); Formação complementar em metologia de Coaching pelo Coachnet/YFC- EUA e IBC - Brasil (2014/2015) Atuou como fisioterapeuta do HCP, NASF Recife, IMIP e HC-Recife. Atuou como professora universitária da FCM-FACISA, UFPE e da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS. Docente visitante na disciplina de Políticas de Saúde na pós-graduação do IMIP e Faculdade Redentor-Recife. Docente convidada na disciplina de "Bases Pedagógicas para o ensino odontológico" no Programa de mestrado e doutorado em Odontologia da UFPE (2015-2017). Áreas de atuação: inovação em saúde com tecnologia IoT, educação inteprofissionale prática colaborativa em saúde, saúde pública, avaliação econômica, fisioterapia cardiorrespiratória em neonatologia/ pediatria, fisioterapia na APS e docência em saúde.

Reneide Muniz da Silva, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)

Doutora Em Saúde Materno Infantil na Linha de Pesquisa Avaliação da Intervenções em Saúde pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP. Mestre em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ (2002), Enfermeira, docente da Pós-graduação stricto sensu do IMIP e da Pós-graduação stricto sensu da FPS.

Publicado

2023-06-12

Cómo citar

1.
Feitosa CAL, Gomes N de PCP, Silva RM da. Disponibilidade para aprendizagem interprofissional em cursos de saúde em uma faculdade do nordeste brasileiro. J Health Biol Sci. [Internet]. 12 de junio de 2023 [citado 30 de junio de 2024];11(1):1-13. Disponible en: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/4346