Psicografia de cartas consoladoras como estratégia para o enfrentamento do luto complicado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v12i1.5256.p1-3.2024

Palavras-chave:

luto, saúde mental, terapias alternativas

Resumo

Objetivos: entender o (des)conforto físico/emocional de enlutados que almejam psicografia de ente querido; conhecer o bastidor psicográfico; mensurar a mitigação do luto; compartilhar entraves em pesquisa. Métodos: foram aplicadas, em 2022 e 2023, entrevistas estruturadas, com 10 perguntas para enlutados; semiestruturadas, com 10 inquéritos para 1 médium e 6 auxiliares; abertas, para 12 receptores de mensagens mediúnicas. Resultados: óbices em campo pré-autorizado resultou no descarte de dados. Alterado o ambiente, 124 entrevistas obtidas seguem em análise qualitativa, comparando (des)conformidade com estudos consolidados. Conclusão: o desgaste físico/emocional de enlutados e viabilizadores da psicografia não supera o ensejo por consolo espiritual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márden Cardoso Miranda Hott, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Educação e Saúde Pública; Mestra em Saúde Coletiva e Comunicação Humana / Ciências Fonoaudiológicas; Especialista em Pedagogia para o Ensino em Saúde. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas: Luto e Espiritualidade - UFMG.

Amanda Márcia dos Santos Reinaldo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e Mestra em Psiquiatria. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas - Universidade Federal de Minas Gerais. 

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

1.
Hott MCM, Reinaldo AM dos S. Psicografia de cartas consoladoras como estratégia para o enfrentamento do luto complicado. J Health Biol Sci. [Internet]. 16º de dezembro de 2024 [citado 22º de janeiro de 2025];12(1):1-3. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/5256