Métodos de diagnóstico da leishmaniose tegumentar
uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v12i1.5327.p1-6.2024Palavras-chave:
leishmaniose cutânea, diagnóstico, métodosResumo
Objetivo: analisar os métodos diagnósticos empregados para a identificação da leishmaniose tegumentar, com finalidade de revisá-los e saber com qual frequência eles são utilizados. Metodologia: revisão da literatura, por meio de artigos da base de dados PubMed, Scielo e Lilacs, coletados no período de 2019 a 2024. Foram selecionados artigos, seguindo os critérios de inclusão e exclusão, a partir dos descritores “leishmaniose”, “tegumentar” e “diagnóstico”. Resultados: este estudo revisou 13 artigos, trazendo a especificidade de cada método e sua empregabilidade e fazendo referência aos métodos usualmente utilizados e trazendo alternativas futuras de métodos mais precisos para o diagnóstico da leishmaniose tegumentar através da biologia molecular e imunoensaios. Conclusão: em conformidade com os resultados dos artigos analisados, observa-se que cada método de diagnóstico empregado tem sua utilização variada conforme a forma parasitária presente na amostra, além dos aspectos clínicos do paciente e o tempo de realização dos exames.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Journal of Health & Biological Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos publicados na JHBS são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais.
Este artigo está licenciada sob uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial- Sem Derivações 4.0 Internacional