Antropometria, desempenho físico e modelos preditivos para a força de preensão manual relativa de adolescentes escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v12i1.5355.p1-7.2024

Palavras-chave:

obesidade, força muscular, preensão manual, adolescentes

Resumo

Objetivo: propor modelos preditivos para a força de preensão manual relativa (FPMR) em adolescentes escolares, além de comparar medidas antropométricas e testes de desempenho entre os adolescentes, considerando seu índice de massa corporal (IMC). Métodos: foram analisados dados de 100 adolescentes entre 13 e 16 anos de idade, quanto às medidas antropométricas, desempenho físico por meio do teste de impulsão horizontal absoluta e relativa (IHA; IHR) e força de preensão manual. Modelos preditivos foram desenvolvidos considerando as variáveis como estatura, sexo, índice de massa corporal e desempenho físico. Resultados: os adolescentes eutróficos apresentaram FPMR, IHA e IHR significativamente maiores em relação aos adolescentes com sobrepeso/obesidade (P<0,001). Estatura (β=0,305; P<0,001) e IHA (β=0,222; P=0,045) estavam positivamente associadas à FPMR, enquanto sexo feminino (β=-0,311; P=0,001) e IMC (β=-0,277; P=0,004) diminuíram essa medida. Conclusão: adolescentes com sobrepeso/obesidade apresentam maior força absoluta, mas não relativa em relação a adolescentes eutróficos. Estatura, IHA estão positivamente associadas à FPMR, enquanto o sexo feminino e o IMC diminuem essa medida. Esses marcadores são fáceis de usar como medidas de identificar indicadores físicos, funcionais e de saúde em adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Medeiros Leite, Centro Universitário de Brasília - (CEUB), Departamento de Educação Física

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade de Ceilândia - Universidade de Brasília (UnB/FCE). Professor do Centro Universitário de Brasília (CEUB), curso de Educação Física.

Maurílio Tiradentes Dutra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).

Samuel Barbosa Mezavila Abdelmur, Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade de Ceilândia - Universidade de Brasília (UnB/FCE).

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade de Ceilândia - Universidade de Brasília (UnB/FCE).

Markus Filardi Moura Olinto, Universidade de Brasília

Mestrando em Educação Física na Universidade de Brasília (FEF/UnB).

Alessandro de Oliveira Silva, Centro Universitário de Brasília - (CEUB), Departamento de Educação Física

Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professor do Centro Universitário de Brasília (CEUB), curso de Medicina e Educação Física.

Tácio Santos, Centro Universitário de Brasília - (CEUB), Departamento de Educação Física

Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Centro Universitário de Brasília (CEUB), curso de Educação Física.

Renata Aparecida Elias Dantas, Centro Universitário de Brasília - (CEUB), Departamento de Educação Física

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário de Brasília (CEUB).

Sérgio Adriano Gomes, Centro Universitário de Brasília - (CEUB), Departamento de Educação Física

Doutorando em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professor do Centro Universitário de Brasília (CEUB), curso de Educação Física. Professor de Educação Física na educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Downloads

Publicado

2024-09-20

Como Citar

1.
Leite MM, Dutra MT, Abdelmur SBM, Olinto MFM, Silva A de O, Santos T, et al. Antropometria, desempenho físico e modelos preditivos para a força de preensão manual relativa de adolescentes escolares. J Health Biol Sci. [Internet]. 20º de setembro de 2024 [citado 22º de janeiro de 2025];12(1):1-7. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/5355