Perfil epidemiológico dos casos de câncer de pâncreas na região nordeste do Brasil, entre 2014 e 2023
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v13i1.5404.pe5404.2025Palavras-chave:
neoplasias pancreáticas, epidemiologia, Brasil, indicadores de morbimortalidadeResumo
Objetivo: analisar o perfil epidemiológico dos casos de câncer de pâncreas nos últimos 9 anos, na região Nordeste do Brasil, na população acima de 30 anos. Métodos: é um estudo observacional, transversal e retrospectivo, com base nos dados fornecidos pela plataforma digital do DATASUS – Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) do Ministério da Saúde. Resultados: sobre as internações e os óbitos por câncer de pâncreas, foi possível observar um total de 19.850 e 4.487, respectivamente. Em ambas as variáveis, a faixa etária mais prevalente foi dos 60 a 69 anos, e houve uma leve predominância no sexo feminino. Sobre a taxa de mortalidade, ela foi maior na faixa etária dos 80 anos ou mais, e o sexo masculino apresentou uma percentagem discretamente maior. Conclusões: em síntese, o estudo contribui para o entendimento das características epidemiológicas do câncer de pâncreas no Nordeste do Brasil, fornecendo informações importantes para orientar políticas públicas de saúde e estratégias de prevenção e tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Journal of Health & Biological Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
JHBS permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. A revista é regida pela licença CC-BY-NC