Análise do perfil da mortalidade por suicídio na região norte do Brasil
tendências antes e após a pandemia (2018-2022)
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v13i1.5717.pe5717.2025Palavras-chave:
mortalidade, sistema de informação, suicídioResumo
Objetivo: descrever o perfil da mortalidade por suicídio nos estados da Região Norte do Brasil e analisar a tendência temporal no período de 2018 a 2022. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo, com dados secundários da Região Norte do Painel de Monitoramento da Mortalidade do Departamento de Análise e Vigilância de Agravos Não Transmissíveis em Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Resultados: a análise temporal das taxas de mortalidade por suicídio revelou um crescimento contínuo ao longo do período estudado, com maior taxa em 2022 (7,13). Em 2021, o estado de Roraima registrou a maior taxa de mortalidade por suicídio do período, com 10,53. O Tocantins apresentou a maior média de taxa de mortalidade ao longo dos cinco anos analisados, com um valor de 9. O perfil mais comum das vítimas foi de homens, com idade entre 20 e 39 anos, predominantemente de cor/raça parda. Conclusões: a ampliação da cobertura da Rede de Atenção Psicossocial nos estados da Região Norte é essencial para fortalecer o atendimento à saúde mental, especialmente na atenção básica. É fundamental que esse suporte seja acessível, multidisciplinar e que garanta maior efetividade na prevenção do suicídio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Journal of Health & Biological Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos publicados na JHBS são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais.
Este artigo está licenciada sob uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial- Sem Derivações 4.0 Internacional