Caracterização química e efeito larvicida sobre Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) do extrato bruto metanólico de folhas de guatteria punctata (Annonaceae)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v13i1.5978.pe5978.2025

Palavras-chave:

inseticida, vetor, dengue, bioensaios

Resumo

Objetivo: investigar os constituintes químicos do extrato metanólico das folhas de G. punctata e avaliar seu potencial larvicida contra o Aedes aegypti. Métodos: As folhas foram coletadas, secas e extraídas com metanol para obter o extrato bruto. O perfil químico foi realizado, usando UHPLC-qTOF-MS/MS com foco na identificação de alcaloides. O extrato foi testado quanto à atividade larvicida em diferentes concentrações contra larvas de A. aegypti. Resultados: Vinte compostos alcaloides foram identificados em várias classes: oxoaporfina, pirrolizidina, isoquinolina, azaantraceno, benzilisoquinolina e aporfina. Atividade larvicida significativa foi observada após 72 horas, com aumento da mortalidade em concentrações mais altas. A dose de 2000ppm resultou em 100% de mortalidade larval após 120 horas. A análise estatística confirmou um efeito dependente da dose e do tempo. Conclusão: Este é o primeiro relato da atividade larvicida de G. punctata contra A. aegypti, e estudos adicionais utilizando outras partes da planta, incluindo o óleo essencial, são recomendados para avaliar melhor seu potencial inseticida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-10-08

Como Citar

1.
Bay M, Silva HR da, Santos AN dos, de Almeida e Silva A de A e. Caracterização química e efeito larvicida sobre Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) do extrato bruto metanólico de folhas de guatteria punctata (Annonaceae). J Health Biol Sci. [Internet]. 8º de outubro de 2025 [citado 9º de novembro de 2025];13(1):e5978. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/5978