A influência das áreas verdes nos serviços públicos de saúde na cidade de Mandaguari, Paraná, Brasil

Autores

  • Nestor Alexandre Perehouskei Universidade Estadual de Maringá
  • Bruno Luiz Domingos De Angelis Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v2i2.63.p74-83.2014

Palavras-chave:

Saúde, Saúde Ambiental, Características Culturais

Resumo

O presente trabalho consiste no desenvolvimento de pesquisa sobre a importância das áreas verdes urbanas no contexto dos serviços públicos de saúde na Cidade de Mandaguari, Paraná. Inicialmente, foram utilizados os dados de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) no período de 2000 a 2010, disponibilizados pelo banco de dados DATASUS, buscando identificar os problemas de saúde de maior ocorrência, cujo resultado apontou para as doenças do aparelho respiratório e circulatório, que pressupõem em seus tratamentos, a realização de atividades físicas, que podem ser realizadas com aproveitamento para a saúde, em espaços públicos livres. A partir de pesquisa investigativa, com a aplicação de questionário junto a 362 usuários, verificou-se que        em relação aos espaços públicos, aas pessoas entrevistadas reconhecem a importância das áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida. Dos 362 usuários 357 (98,6%) consideram que as áreas verdes oferecem ar puro, limpo e saudável, sendo um ótimo espaço para atividades físicas, recreação e outros. Cinco usuários (1,3%) do universo amostrado não consideram a contribuição das áreas verdes para a saúde, pela desinformação, ou mesmo, a dificuldade em associar os temas. Nessa perspectiva, o conceito de território, no âmbito do setor de saúde, passa a adotar em seu próprio conceito a inclusão das potencialidades provindas da presença das áreas verdes urbanas, que contribuem para as boas condições de vida das comunidades envolvidas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nestor Alexandre Perehouskei, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Ambiental e Regional da UEM.

Bruno Luiz Domingos De Angelis, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Departamento de Agronomia e Programas de Pós-Graduação Mestrado em Engenharia Urbana e Mestrado e Doutorado em Geografia da UEM.

Downloads

Publicado

2014-06-25

Como Citar

1.
Perehouskei NA, De Angelis BLD. A influência das áreas verdes nos serviços públicos de saúde na cidade de Mandaguari, Paraná, Brasil. J Health Biol Sci. [Internet]. 25º de junho de 2014 [citado 16º de novembro de 2024];2(2):74-83. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/63