A influência das áreas verdes nos serviços públicos de saúde na cidade de Mandaguari, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v2i2.63.p74-83.2014Palabras clave:
Saúde, Saúde Ambiental, Características CulturaisResumen
O presente trabalho consiste no desenvolvimento de pesquisa sobre a importância das áreas verdes urbanas no contexto dos serviços públicos de saúde na Cidade de Mandaguari, Paraná. Inicialmente, foram utilizados os dados de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) no período de 2000 a 2010, disponibilizados pelo banco de dados DATASUS, buscando identificar os problemas de saúde de maior ocorrência, cujo resultado apontou para as doenças do aparelho respiratório e circulatório, que pressupõem em seus tratamentos, a realização de atividades físicas, que podem ser realizadas com aproveitamento para a saúde, em espaços públicos livres. A partir de pesquisa investigativa, com a aplicação de questionário junto a 362 usuários, verificou-se que em relação aos espaços públicos, aas pessoas entrevistadas reconhecem a importância das áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida. Dos 362 usuários 357 (98,6%) consideram que as áreas verdes oferecem ar puro, limpo e saudável, sendo um ótimo espaço para atividades físicas, recreação e outros. Cinco usuários (1,3%) do universo amostrado não consideram a contribuição das áreas verdes para a saúde, pela desinformação, ou mesmo, a dificuldade em associar os temas. Nessa perspectiva, o conceito de território, no âmbito do setor de saúde, passa a adotar em seu próprio conceito a inclusão das potencialidades provindas da presença das áreas verdes urbanas, que contribuem para as boas condições de vida das comunidades envolvidas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista acepta los siguientes términos:
- Autores retienen el copyright y otorguen el diario el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la licencia Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Permite que los autores asumir contratos adicionales por separado, para su distribución no exclusiva de la obra publicada en esta versión de diario (ej.: publicar en Repositorio institucional o como un capítulo del libro), con el reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Autores se permite y se anima a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en tu página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de trabajos publicados (ver el efecto del acceso abierto).