Percepção do acadêmico de enfermagem acerca do procedimento de coleta do material do exame Papanicolau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v10i1.4487.p1-6.2022

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Teste de Papanicolaou, Prevenção de Doenças, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivos: analisar a percepção do acadêmico de enfermagem acerca do procedimento de coleta do material do exame Papanicolau durante a formação profissional na Atenção Primária à Saúde. Metodos: trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa, realizado com 14 acadêmicos de enfermagem com idade entre 20 a 28 anos. Os dados foram coletados no período de agosto a setembro de 2021, por meio de uma entrevista semiestruturada e analisada mediante análise temática. Resultados: os acadêmicos reconhecem a importância da realização do procedimento da coleta do material Papanicolau durante a formação acadêmica; porém, há dificuldades em relação à adesão das mulheres devido à resistência em realizar o procedimento com estagiário, pela falta de confiança originada do medo e a vergonha em se submeter ao exame, sentimentos que se acentuam quando o estudante é do sexo masculino. Para enfrentar tais dificuldades, relataram estratégias de conscientização da importância em realizar o exame, além de buscar transmitirem segurança em sua abordagem e manterem postura ética e técnica durante a realização do procedimento. Conclusão: é preciso difundir as informações quanto à importância do procedimento, estabelecer vínculo e constante mobilização das mulheres para a realização do Papanicolau. Assim, os acadêmicos, enquanto profissionais em formação, são fortes aliados para a sensibilização do público e a intensificação das ações ofertadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Mestre em Ciências (EERP-USP). Especialista em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Coordenador da Atenção Básica em Monte Azul (MG) e Docente na Faculdade Verde Norte (Favenorte).

Camila Antunes Andrade, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Graduanda em Enfermagem. Discente na Faculdade Verde Norte – Favenorte. Espinosa, Minas Gerais, Brasil. 

Natália Miranda Silva, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Graduanda em Enfermagem. Discente na Faculdade Verde Norte – Favenorte. Espinosa, Minas Gerais, Brasil.

Lyliane Martins Campos, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Enfermeira. Especialista em Docência na Saúde. Docente na Faculdade Verde Norte – Favenorte. Porteirnha, Minas Gerais, Brasil. 

Maiza Barbosa Caldeira, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Enfermeira. Especialista em Docência na Saúde. Docente na Faculdade Verde Norte – Favenorte. Porteirinha, Minas Gerais, Brasil. 

Downloads

Publicado

2022-11-21