Avaliação do conhecimento sobre Vigilância em Saúde entre os profissionais do Sistema Único de Saúde, Uberlândia, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v5i1.1046.p37-43.2017Palabras clave:
Vigilância em Saúde, Educação permanente, Atenção BásicaResumen
Introdução: A Vigilância em Saúde (VS) deve estar inserida em todos os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de modo a garantir atenção integral à saúde. Objetivo: verificar o nível de conhecimento dos profissionais do SUS do município de Uberlândia-MG em relação a VS. Métodos: Os profissionais foram questionados durante o Ciclo Municipal de Vigilância e Atenção Básica em Saúde, curso que tinha como objetivo principal a integração da VS e a Atenção Básica do município. Foram aplicados questionários contendo 17 variáveis sobre VS. Uma escala do tipo Likert foi utilizada para avaliação do conhecimento. O tempo de serviço no SUS e formação do profissional foi relacionado com o conhecimento. Resultados: Entre os participantes do ciclo, 266 responderam completamente o questionário. Destes, 160 (60,2%) possuíam ensino superior completo, e 106 (39,8%) nível fundamental, médio ou técnico. Para todas as variáveis, não houve diferença significativa tanto em relação ao conhecimento dos profissionais de nível superior e não superior, bem como quanto ao tempo de serviço no SUS. Independentemente da formação, em média o conhecimento foi considerado insuficiente em 15 (88,2%) variáveis. Conclusões: Estes resultados nos remetem a duas problemáticas recorrentes no SUS: falha na integração da VS aos serviços de atenção básica a saúde e necessidade de educação permanente efetiva durante a carreira profissional. Esta situação afeta sobremaneira o desenvolvimento de ações de VS, visto que os serviços, sobretudo de atenção básica, compreendem um espaço ideal para sua execução.
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