Estresse infantil e sua relação com o rendimento escolar da criança nas disciplinas de português e matemática

Autores/as

  • Rafael Ayres Romanholo Instituto Federal de Rondônia (IFRO)
  • Wesley Welington Garbin Theodoro Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED)
  • Fernando Costa Baia Instituto Federal de Rondônia (IFRO)
  • Joeliton Elias Pereira Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED)
  • Adriano Robson Nogueira da Lucena Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Jonato Prestes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Fabricio Moares de Almeida Universidade Federal de Rondônia (Unir)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v5i2.1129.p155-159.2017

Palabras clave:

Estresse, Educação, Infantil, Redimento Escolar

Resumen

Introdução: Nota-se que o estresse influencia no rendimento escolar, e este é influenciado por diversos fatores. Objetivo: Verificar o rendimento escolar e o estresse em escolares de 7 a 12 anos no município de Cacoal/RO. Método: As crianças responderam aos protocolos de Índice de stress infantil - ISSI-I, sendo um questionário com 35 questões, que relacionavam as dimensões do estresse infantil, psicológico ou físico, com o rendimento escolar, disponibilizado pela escola, cujo resultado correspondia às médias dos alunos em Português e Matemática dos quatro bimestres, os quais foram selecionados para a comparação e a análise dos resultados. A amostra do estudo contou com 230 crianças do sexo masculino e 252 crianças do sexo feminino. Resultado: O estudo mostrou relação entre escolares que estão sob condições de stress e seu rendimento escolar. Ainda é importante verificar se os vários sintomas estão ocorrendo juntos. Conclusão: O stress não tratado e prolongado pode levar a uma série de doenças e problemas de adaptação, inclusive na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Ayres Romanholo, Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

Graduado em Educação Física -UEM

Mestre em Ciências da Saúde -UnB

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - UNIR

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Publicado

2017-04-24

Cómo citar

1.
Romanholo RA, Theodoro WWG, Baia FC, Pereira JE, Lucena ARN da, Prestes J, et al. Estresse infantil e sua relação com o rendimento escolar da criança nas disciplinas de português e matemática. J Health Biol Sci. [Internet]. 24 de abril de 2017 [citado 22 de julio de 2024];5(2):155-9. Disponible en: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/1129