Estimulação cardíaca artificial e suas implicações na enfermagem

Autores/as

  • Wilian Helber Mota Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacol (FACIMED) http://orcid.org/0000-0002-8038-8548
  • Kelmi Cristina Saracini Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacol (FACIMED)
  • Leo Christyan Alves de Lima Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacol (FACIMED)
  • Ellen Daiane Biavatti de Oliveira Algeri Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia (HEURO)
  • Laurindo Pereira de Souza Hospital Regional de Cacoal (HRC),

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i1.1149.p100-107.2018

Palabras clave:

Cuidados Críticos, Emergência, Marcapasso

Resumen

Introdução: O coração é dotado de um sistema especial de condução de impulsos elétricos. Quando este sistema é lesado, pode-se indicar o implante de um dispositivo cardíaco artificial que propicie uma atividade elétrica mais fisiológica possível. É imprescindível a presença de enfermeiro na assistência de paciente crítico ou potencialmente crítico, sendo assim indispensável à atuação deste profissional nos cuidados ao paciente submetido ao implante de marcapasso cardíaco, pois este exige maior complexidade técnica e conhecimento científico. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi apresentar uma revisão bibliográfica sobre a estimulação artificial cárdica e suas implicações para a enfermagem. Método: Trata-se de estudo de revisão por meio de avaliação retrospectiva utilizando-se de pesquisa bibliográfica exploratória, das produções acerca de implante de marcapasso e suas implicações para a enfermagem, no período de 2005 a 2015. Resultados: Ao analisar o cenário epidemiológico atual, inferiu-se que o tipo de marcapasso mais implantado nas unidades da federação corresponde ao de câmara dupla transvenoso 62% do total de procedimentos sendo este o que apresenta a menor taxa de mortalidade. Com base nesses dados, pode-se pensar as condições clínicas do paciente pré-trans e pós-implante e expor os diagnósticos e intervenções de enfermagem mais próximos das necessidades do cliente. Conclusão: O enfermeiro tem total responsabilidade em procedimentos de emergência, portanto deve estar capacitado para assumir tais procedimentos, compreender a patologia de base e ter conhecimento técnico e científico quanto ao procedimento de implante de dispositivos cardíacos, suas indicações, complicações e necessidades do paciente fator fundamental para o exercício pleno da enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wilian Helber Mota, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacol (FACIMED)

Enfermeiro graduado pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, Pós Graduação em Didática do Ensino Superior - FACIMED/2017.

Ellen Daiane Biavatti de Oliveira Algeri, Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia (HEURO)

Possui graduação em ENFERMAGEM com ênfase em Saúde Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009),atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, educação, comunidade e educação ambiental. Pós graduação Lato Sensu em Ginecologia e Obstetrícia e em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Biomédicas da Cacoal -FACIMED. Já atuou como coordenadora de Vigilância Epidemiológica, do Programa de Doenças Tropicais e coordenadora do ESF, do Municìpio de Colorado do Oeste -RO. Atuou como coordenadora do Setor Ambulatorial do Hospital Regional de Cacoal, coordenadora do Setor de Admissão e Transferência do Hospital Regional de Cacoal, coordenadora de Enfermagem da Sala Vermelha e Semi-intensiva do Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal - HEURO. Atuou como docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas da Cacoal -FACIMED das disciplinas de : Semiologia e Semiotécnica, Enfermagem Cirúrgica, Enfermagem em Urgência e Emergência e Gerenciamento e Administração em Enfermagem. Atuou como docente do cursos de Medicina da Faculdade de Ciências Biomédicas da Cacoal -FACIMED da disciplina de Interação Comunitária. Atualmente está fazendo Especialização de Urgência e Emergência pela Universidade Candido Meneses - UCAM e atua como enfermeira assistencialista do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Jr., Rio Grande -RS.

Laurindo Pereira de Souza, Hospital Regional de Cacoal (HRC),

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade da Alta Paulista Tupã/SP(2008). Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal,Inga-UNINGA. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva/ABENTI. Mestrado em Ciências da Saúde(IAMSPE/SP). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem , Urgência e Emergência, UTI, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Clínica Médica, Consultoria em trabalho de conclusão de curso. Grande experiência em pesquisa e publicação. Atuei como supervisor de estágio em UTI na modalidade internato em enfermagem pela UFMT/Sinop. Ministra aula em Pós Graduação lato sensu na área de terapia intensiva e alta complexidade(Cardiointensivismo, Neurointensivismo...),urgência e emergência e áreas correlatas.Coordenador de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Cacoal (HRC)-RO no período de(2010-2012) e Profº da área de Enfermagem na Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal/RO-FACIMED (2011- atual). Membro efetivo da Associação de Medicina Intensiva Brasileira-AMIB(enfermagem) e Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva-ABENTI. Coordenador/Fundador e Orientador da Primeira Liga acadêmica de enfermagem em Cardiologia-LAEC da FACIMED/RO 2016 atual. Coordenador de Enfermagem do Centro de tratamento Intensiva Adulto (CTI) do Hospital Regional de Cacoal (HRC)-RO 2013 atual. Coordenador na Pós Graduação enfermagem em terapia intensiva adulto e pediátrico -FACIMED/RO. Coordenador da Pós Graduação de enfermagem em urgência e emergência-FACIMED/RO. Membro do Núcleo Docente estruturante-NDE- FACIMED/RO.

Publicado

2017-12-13

Cómo citar

1.
Mota WH, Saracini KC, de Lima LCA, de Oliveira Algeri EDB, de Souza LP. Estimulação cardíaca artificial e suas implicações na enfermagem. J Health Biol Sci. [Internet]. 13 de diciembre de 2017 [citado 3 de julio de 2024];6(1):100-7. Disponible en: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/1149