Estimulação cardíaca artificial e suas implicações na enfermagem

Autores

  • Wilian Helber Mota Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacol (FACIMED) http://orcid.org/0000-0002-8038-8548
  • Kelmi Cristina Saracini Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacol (FACIMED)
  • Leo Christyan Alves de Lima Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacol (FACIMED)
  • Ellen Daiane Biavatti de Oliveira Algeri Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia (HEURO)
  • Laurindo Pereira de Souza Hospital Regional de Cacoal (HRC),

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i1.1149.p100-107.2018

Palavras-chave:

Cuidados Críticos, Emergência, Marcapasso

Resumo

Introdução: O coração é dotado de um sistema especial de condução de impulsos elétricos. Quando este sistema é lesado, pode-se indicar o implante de um dispositivo cardíaco artificial que propicie uma atividade elétrica mais fisiológica possível. É imprescindível a presença de enfermeiro na assistência de paciente crítico ou potencialmente crítico, sendo assim indispensável à atuação deste profissional nos cuidados ao paciente submetido ao implante de marcapasso cardíaco, pois este exige maior complexidade técnica e conhecimento científico. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi apresentar uma revisão bibliográfica sobre a estimulação artificial cárdica e suas implicações para a enfermagem. Método: Trata-se de estudo de revisão por meio de avaliação retrospectiva utilizando-se de pesquisa bibliográfica exploratória, das produções acerca de implante de marcapasso e suas implicações para a enfermagem, no período de 2005 a 2015. Resultados: Ao analisar o cenário epidemiológico atual, inferiu-se que o tipo de marcapasso mais implantado nas unidades da federação corresponde ao de câmara dupla transvenoso 62% do total de procedimentos sendo este o que apresenta a menor taxa de mortalidade. Com base nesses dados, pode-se pensar as condições clínicas do paciente pré-trans e pós-implante e expor os diagnósticos e intervenções de enfermagem mais próximos das necessidades do cliente. Conclusão: O enfermeiro tem total responsabilidade em procedimentos de emergência, portanto deve estar capacitado para assumir tais procedimentos, compreender a patologia de base e ter conhecimento técnico e científico quanto ao procedimento de implante de dispositivos cardíacos, suas indicações, complicações e necessidades do paciente fator fundamental para o exercício pleno da enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilian Helber Mota, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacol (FACIMED)

Enfermeiro graduado pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, Pós Graduação em Didática do Ensino Superior - FACIMED/2017.

Ellen Daiane Biavatti de Oliveira Algeri, Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia (HEURO)

Possui graduação em ENFERMAGEM com ênfase em Saúde Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009),atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, educação, comunidade e educação ambiental. Pós graduação Lato Sensu em Ginecologia e Obstetrícia e em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Biomédicas da Cacoal -FACIMED. Já atuou como coordenadora de Vigilância Epidemiológica, do Programa de Doenças Tropicais e coordenadora do ESF, do Municìpio de Colorado do Oeste -RO. Atuou como coordenadora do Setor Ambulatorial do Hospital Regional de Cacoal, coordenadora do Setor de Admissão e Transferência do Hospital Regional de Cacoal, coordenadora de Enfermagem da Sala Vermelha e Semi-intensiva do Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal - HEURO. Atuou como docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas da Cacoal -FACIMED das disciplinas de : Semiologia e Semiotécnica, Enfermagem Cirúrgica, Enfermagem em Urgência e Emergência e Gerenciamento e Administração em Enfermagem. Atuou como docente do cursos de Medicina da Faculdade de Ciências Biomédicas da Cacoal -FACIMED da disciplina de Interação Comunitária. Atualmente está fazendo Especialização de Urgência e Emergência pela Universidade Candido Meneses - UCAM e atua como enfermeira assistencialista do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Jr., Rio Grande -RS.

Laurindo Pereira de Souza, Hospital Regional de Cacoal (HRC),

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade da Alta Paulista Tupã/SP(2008). Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal,Inga-UNINGA. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva/ABENTI. Mestrado em Ciências da Saúde(IAMSPE/SP). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem , Urgência e Emergência, UTI, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Clínica Médica, Consultoria em trabalho de conclusão de curso. Grande experiência em pesquisa e publicação. Atuei como supervisor de estágio em UTI na modalidade internato em enfermagem pela UFMT/Sinop. Ministra aula em Pós Graduação lato sensu na área de terapia intensiva e alta complexidade(Cardiointensivismo, Neurointensivismo...),urgência e emergência e áreas correlatas.Coordenador de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Cacoal (HRC)-RO no período de(2010-2012) e Profº da área de Enfermagem na Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal/RO-FACIMED (2011- atual). Membro efetivo da Associação de Medicina Intensiva Brasileira-AMIB(enfermagem) e Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva-ABENTI. Coordenador/Fundador e Orientador da Primeira Liga acadêmica de enfermagem em Cardiologia-LAEC da FACIMED/RO 2016 atual. Coordenador de Enfermagem do Centro de tratamento Intensiva Adulto (CTI) do Hospital Regional de Cacoal (HRC)-RO 2013 atual. Coordenador na Pós Graduação enfermagem em terapia intensiva adulto e pediátrico -FACIMED/RO. Coordenador da Pós Graduação de enfermagem em urgência e emergência-FACIMED/RO. Membro do Núcleo Docente estruturante-NDE- FACIMED/RO.

Downloads

Publicado

2017-12-13