Atenção farmacêutica e os potenciais riscos da polifarmácia em idosos usuários de uma farmácia-escola de Minas Gerais: aspectos socioeconômicos, clínico e terapêutico
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v5i3.1187.p247-252.2017Palabras clave:
Atenção Farmacêutica, Uso Indevido de Medicamentos sob Prescrição, Melhoria de QualidadeResumen
Objetivo: investigar a atenção farmacêutica dos potenciais riscos da polifarmácia em idosos usuários de uma farmácia-escola de Minas Gerais quanto aos aspectos socioeconômicos, clínicos e terapêuticos. Método: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizado com 30 idosos usuários de uma Farmácia-Escola. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, os quais foram analisados por meio de epidemiologia descritiva simples, não probabilística. Resultados: predominou o gênero feminino, com idade entre 60-70 anos, ensino fundamental completo cujas pessoas utilizavam corretamente o medicamento, não se esqueciam de utilizá-lo, não conheciam sobre a terapia não farmacológica e os riscos da polifarmácia, não tinham acompanhamento de profissional de saúde habilitado. A Losartana 50mg apresentou maior prevalência de uso, com bom índice de aceitabilidade, quando comparada aos demais fármacos relatados. Constatou-se que a hipertensão arterial sistêmica prevaleceu entre as patologias relatadas pelos idosos. Conclusão: o uso da polifarmácia é predominante em mulheres idosas, de baixo nível socioeconômico, predispostas ao surgimento e complicações de doenças crônicas não transmissíveis, com prevalência da hipertensão arterial sistêmica, em decorrência da falta de conhecimento quanto à terapia não farmacológica e dependência medicamentosa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista acepta los siguientes términos:
- Autores retienen el copyright y otorguen el diario el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la licencia Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Permite que los autores asumir contratos adicionales por separado, para su distribución no exclusiva de la obra publicada en esta versión de diario (ej.: publicar en Repositorio institucional o como un capítulo del libro), con el reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Autores se permite y se anima a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en tu página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de trabajos publicados (ver el efecto del acceso abierto).