Representações sociais de familiares de pacientes internados no centro de terapia intensiva sobre saúde e doença<br>doi: 10.12662/2317-3076jhbs.v3i4.164.p202-208.2015
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v3i4.164.p202-208.2015Palabras clave:
Enfermagem, Psicologia social, Cuidados IntensivosResumen
Introdução: O processo saúde e doença representa o conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde-doença de uma população que se modifica, nos diversos momentos históricos, conforme o desenvolvimento científico da humanidade, sendo uma expressão particular do processo geral da vida de cada meio social. Objetivo: Identificar, analisar e descrever as representações dos familiares de pacientes internados no CTI sobre saúde e doença. Métodos: Pesquisa qualitativa baseada na Teoria das Representações Sociais, realizada com 40 familiares de pacientes internados no CTI do HUJBB de Belém do Pará, no período de 11 a 29 de novembro de 2014, realizada por meio de entrevista semiestruturada e analisada pela técnica de análise de conteúdo temático. Resultados: Os depoimentos dos familiares foram sintetizados em dois temas: Saúde e Doença: equilíbrio vital, que evidencia a concepção de exclusão dos conceitos em que, ter saúde é não ter doença; e Saúde e Doença: capacidade e incapacidade; nesta, a saúde é relacionada com a capacidade de se executarem atividades, e a doença, a incapacidade das mesmas. Desta, emergiram duas subunidades, Saúde: expressão positiva do viver e Doença: expressão negativa de viver; nestas, sobressaíram-se sentimentos como bem-estar e alegria no caso da saúde, e tristeza e sofrimento para a doença. Conclusões: Por meio de todo o exposto, foi possível descrever as representações sociais de familiares de pacientes internados no CTI quanto à saúde e à doença, identificando suas percepções e concepções sobre o que é saúde e doença.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-12-17
Cómo citar
1.
Vasconcelos EV, Freitas K de O, Bezerra RS, da Silva S Éder D, Araújo JS, da Cunha NMF, et al. Representações sociais de familiares de pacientes internados no centro de terapia intensiva sobre saúde e doença<br>doi: 10.12662/2317-3076jhbs.v3i4.164.p202-208.2015. J Health Biol Sci. [Internet]. 17 de diciembre de 2015 [citado 3 de febrero de 2025];3(4):202-8. Disponible en: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/164
Número
Sección
ARTÍCULOS ORIGINALES
Licencia
Autores que publican en esta revista acepta los siguientes términos:
- Autores retienen el copyright y otorguen el diario el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la licencia Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Permite que los autores asumir contratos adicionales por separado, para su distribución no exclusiva de la obra publicada en esta versión de diario (ej.: publicar en Repositorio institucional o como un capítulo del libro), con el reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Autores se permite y se anima a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en tu página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de trabajos publicados (ver el efecto del acceso abierto).