Transtornos mentais comuns em motociclistas: uma revisão integrativa de literatura

Autores/as

  • Vanessa Maria da Silva Coêlho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Albanita Gomes da Costa de Ceballos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i3.1834.p327-333.2018

Palabras clave:

Transtornos Mentais, Motocicletas, Saúde Mental, Revisão

Resumen

Introdução: Os Transtornos Mentais Comuns representam a morbidade psiquiátrica mais prevalente nas sociedades modernas. Sua presença, agregada ou não as características individuais dos condutores, pode afetar a forma de dirigir um veículo e acarretar desfechos negativos em sua condução, podendo estar associada aos problemas pertinentes ao trânsito inseguro. Objetivos: Identificar e analisar a produção científica existente sobre a prevalência e os fatores associados aos transtornos mentais comuns (TMC) em motociclistas. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada no período de abril a dezembro de 2016 por meio de pesquisa de publicações nas bases de dados eletrônicas PubMed, LILACS, Bireme, Wiley Online Library, ScienceDirect, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD e SCIELO. Resultados: Das 38 publicações encontradas, apenas 03 abordavam o tema proposto e atendiam aos critérios de inclusão, sendo selecionadas para compor esta revisão. Constatou-se que as pesquisas sobre a temática são recentes e desenvolvidas com desenho de estudo transversal. A prevalência de TMC variou entre 5,4% e 30,2%, sendo maior nos estudos nacionais. Para aferir a ocorrência dos TMC foram utilizados o Self-reporting questionnaire (SRQ-20) e o Clinical Interview Schedule Revised (CIS-R) e mostraram-se associados aos TMC o estado civil, não ter veículo próprio e o uso de drogas. Conclusões: Verificou-se que a produção científica acerca dos Transtornos Mentais Comuns em motociclistas é escassa e há pouco consenso sobre a frequência da doença e os fatores associados a ela nesta população específica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Maria da Silva Coêlho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fisioterapeuta. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. 

Albanita Gomes da Costa de Ceballos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fonoaudióloga. Doutora em Saúde Pública pela UFBA – Universidade Federal da Bahia. Professora do Departamento de Medicina Social e Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva – PPGSC da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.  

Publicado

2018-07-02

Cómo citar

1.
Coêlho VM da S, da Costa de Ceballos AG. Transtornos mentais comuns em motociclistas: uma revisão integrativa de literatura. J Health Biol Sci. [Internet]. 2 de julio de 2018 [citado 2 de julio de 2024];6(3):327-33. Disponible en: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/1834