Perfil antropométrico e risco cardiovascular de idosos institucionalizados na cidade de Pelotas<br>doi: 10.12662/2317-3076jhbs.v3i4.198.p195-201.2015
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v3i4.198.p195-201.2015Palabras clave:
Nutrição do idoso, Antropometria, Estado nutricionalResumen
Introdução: Devido ao aumento da população idosa, é necessário verificar as características dos indivíduos nesta faixa etária, incluindo os institucionalizados, por sua maior vulnerabilidade aos distúrbios nutricionais. Objetivo: Identificar o perfil antropométrico e o risco cardiovascular de idosos institucionalizados. Métodos: Realizou-se o estudo em três Instituições de Longa Permanência, com indivíduos de 60 anos, ou mais, residentes em tempo integral nos locais participantes. Foram aferidas as medidas antropométricas de peso, estatura, circunferência da cintura, circunferência do quadril e circunferência da panturrilha. Quando não foi possível a aferição direta do peso, utilizou-se a circunferência do braço, a dobra cutânea subescapular e a altura do joelho para estimá-lo. O risco cardiovascular foi verificado pela razão cintura/quadril e circunferência da cintura. O estado nutricional foi determinado pelo índice de massa corporal e a circunferência da panturrilha indicou perda de massa muscular. Os dados demográficos, comportamentais e de saúde foram obtidos mediante a aplicação de um questionário. Resultados: Participaram do estudo 42 idosos, com média de idade de 72,2 anos, sendo 60% do sexo masculino. O estado nutricional mostrou-se associado à categoria da instituição, prática de atividade física, circunferência da panturrilha e com circunferência da cintura nos homens. Excesso de peso e risco cardiovascular foram mais prevalentes entre as mulheres. Conclusão: Os elevados percentuais de excesso de peso e dos marcadores de risco cardiovascular, principalmente no sexo feminino, demonstram necessidade de ações preventivas e curativas voltadas para esse grupo populacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista acepta los siguientes términos:
- Autores retienen el copyright y otorguen el diario el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la licencia Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Permite que los autores asumir contratos adicionales por separado, para su distribución no exclusiva de la obra publicada en esta versión de diario (ej.: publicar en Repositorio institucional o como un capítulo del libro), con el reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Autores se permite y se anima a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en tu página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de trabajos publicados (ver el efecto del acceso abierto).