Análise dos principais fatores epidemiológicos relacionados ao suicídio em uma cidade no interior do Ceará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i4.2068.p399-404.2018Palabras clave:
Causas externas, Suicídio, Causas de morteResumen
Introdução: o município de Iguatu, localizado no interior do estado do Ceará no Nordeste brasileiro, é popularmente conhecido pelo alto número de pessoas que cometem suicídio. No entanto, até o presente momento, não existe um estudo que confirme essa crença popular e analise o perfil dos suicidas. Objetivo: este trabalho avaliou a incidência e o perfil dos suicidas, no município do Iguatu, para obtenção de dados que tornem possíveis ações de prevenção. Metodologia: trata-se de um estudo retrospectivo e transversal de natureza descritiva sobre óbitos por suicídio coletados sob autorização da coordenação de vigilância epidemiológica com dados fornecidos pela Secretaria de Saúde no Município do Iguatu entre os anos de 2006 a 2015. As variáveis analisadas foram sexo, idade, estado civil, raça, escolaridade, ocupação e causas de óbito por suicídio. Foi realizada análise dos dados e esses apresentados em tabelas e gráficos. Resultados: o número de causas externas de mortalidade foi de setecentos e vinte, sendo setenta e dois casos de morte por suicídio. As pessoas que cometeram suicídio eram principalmente homens (78%), de coloração parda (73,5%) e faixa etária predominante entre 20 a 29 anos de idade (27,8%) e estado civil solteiro (43%) ou casado (41,7%). Nenhum apresentava nível superior completo, e a maioria tinha como ocupação a produção agrícola (36,1%). As principais causas de morte foram por enforcamento (59,7%) e uso de pesticidas (23,6%). Conclusão: o perfil dos suicidas é composto por homens de cor parda, sem nível superior completo, produtores agrícolas, adultos jovens e solteiros. O Iguatu apresenta uma alta incidência de suicídio, e as pessoas se matam mais por enforcamento e autointoxicação por pesticidas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista acepta los siguientes términos:
- Autores retienen el copyright y otorguen el diario el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la licencia Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Permite que los autores asumir contratos adicionales por separado, para su distribución no exclusiva de la obra publicada en esta versión de diario (ej.: publicar en Repositorio institucional o como un capítulo del libro), con el reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Autores se permite y se anima a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en tu página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de trabajos publicados (ver el efecto del acceso abierto).