Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica: um problema global de caráter reversível

Autores/as

  • Francielle da Silva Barbosa Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Martha Elisa Ferreira Almeida Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i3.2259.p305-311.2019

Palabras clave:

Fígado, Lipídios, Nutrição, Atividade física

Resumen

Objetivo: Realizar uma revisão sobre a Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica e sua reversão. Método: Trata-se de uma revisão de literatura narrativa, para o qual se selecionaram alguns livros e artigos publicados nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico e Sciencediret nos últimos 11 anos (2008 a 2019), utilizando os descritores: esteatose hepática e doença hepática gordurosa não alcoólica, reversão da esteatose, cirurgia bariátrica e esteatose, atividade física e esteatose. Resultados: Foram revisados 4 livros e 35 artigos, cujas informações ressaltam que vários alimentos com nutrientes e compostos bioativos são importantes para o metabolismo dos lipídios hepáticos, justificando seu consumo na prevenção e/ou reversão da Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica. A redução do peso corporal, mediante alterações do comportamento alimentar ou da cirurgia bariátrica diminui a gordura hepática, porém é necessário um controle rígido e contínuo, visto que o excesso de triacilgliceróis pode voltar a se acumular nos hepatócitos caso os hábitos saudáveis de vida (alimentar e da prática de atividade física) tenham ação descontinuada ou reduzida. Conclusão: A melhor conduta terapêutica para o tratamento e a reversão da Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica baseia-se no consumo alimentar adequado e na prática regular de atividade física de forma contínua.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francielle da Silva Barbosa, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduanda em Nutrição. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rio Paranaíba, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Rio Paranaíba, Minas Gerais, Brasil.

Martha Elisa Ferreira Almeida, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Nutricionista. Doutora em Agroquímica. Docente do Curso de Nutrição, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rio Paranaíba, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Rio Paranaíba, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2019-06-27

Cómo citar

1.
Barbosa F da S, Almeida MEF. Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica: um problema global de caráter reversível. J Health Biol Sci. [Internet]. 27 de junio de 2019 [citado 22 de julio de 2024];7(3(Jul-Set):305-11. Disponible en: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/2259