Agenesia pulmonar direita na unidade de terapia intensiva adulto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.2494.p1-5.2020

Palavras-chave:

Agenesia Pulmonar, Diagnóstico, Sistematização da Assistência de Enfermagem

Resumo

Relato de caso: as malformações congênitas pulmonares são raras e variam quanto à sua forma de apresentação clínica e gravidade, podendo manifestar-se em qualquer idade. A anamnese e o exame físico foram instrumentos essenciais, além, da entrevista com os familiares para que o diagnóstico de agenesia pulmonar e dextrocardia fossem confirmados de forma rápida e as intervenções de enfermagem e médicas implementadas em tempo recorde e o paciente recebesse alta sem sequelas além das consequências já deixadas pela doença desde sua infância. Conclusão: compreender o diagnóstico é um processo permeado por inquietudes e requer uma avaliação minuciosa dos pacientes a fim de minimizar danos irreversíveis. Sendo assim, a sistematização da assistência de enfermagem é um recurso ímpar que viabiliza a organização da assistência pelo enfermeiro e possibilita utilizar sistemas de classificação da prática de enfermagem, planejamento e avaliação da assistência além de detectar indicadores clínicos, gerando melhora no prognóstico do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Augusto Pinheiro, Faculdade de Pimenta Bueno (FAP)

Especialista em Urgência e Emergência com ênfase em UTI (FAP). Especializando em Terapia Intensiva Adulto e Pediátrico (FACIMED). Docente do departamento de enfermagem pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Enfermeiro assistencialista do Setor de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Regional de Cacoal. Tutor da Residência multiprofissional em UTI/HRC/SESAU/Rondônia1Especialista em Urgência e Emergência com ênfase em UTI (FAP). Especializando em Terapia Intensiva Adulto e Pediátrico (FACIMED). Docente do departamento de enfermagem pela Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Enfermeiro assistencialista do Setor de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Regional de Cacoal. Tutor da Residência multiprofissional em UTI/HRC/SESAU/Rondônia.

Laurindo Pereira de Souza, Hospital Regional de Cacoal-HRC/SESAURondônia(Brasil)

Doutorando em Ciências da Saúde-IAMSPE/SP. Mestre em Ciências da Saúde-IAMSPE/SP. Coordenador de Residência Multiprofissional em Cuidadoss intensivos-HRC. Enfermeiro assistencialista UTI HRC.

Ellen Daiane Biavatti de Oliveira Algeri, Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Jr. HU-FURG/RS.

Mestrado em Gestão e Inovação Tecnológica em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Pós- graduada em Urgência e Emergência Pela Universidade Candido Mendes – UCAM/MG. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Ciência Biológicas de Cacoal/RO – FACIMED. Enfermeira assistencialista do Setor de Pronto Atendimento do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Jr. HU-FURG/RS.

Downloads

Publicado

2020-01-03