Cárie dentária na América do Sul: realidade entre escolares do Brasil e Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i2.2570.p152-158.2019

Palavras-chave:

Cárie Dentária, Estudantes, Saúde Pública, Aplicações da Epidemiologia

Resumo

Introdução: este estudo transversal multicêntrico objetivou determinar a proporção de cárie dentária, sua gravidade e atividade em escolares brasileiros e argentinos. Métodos: a amostra foi composta por escolares selecionados por conveniência, 406 do Brasil (Belo Horizonte - MG) e 241 da Argentina (Córdoba-Cba). Os dados foram coletados por seis dentistas previamente treinados e calibrados (kappaintra≥0,63; kappainter≥0,67). A proporção e gravidade da cárie foram medidas pelos índices ceod e CPOD. A alta experiência de cárie foi identificada pelo Significant Caries Index (SiC). A atividade de cárie foi avaliada segundo a reflexão e a textura da superfície (Nyvad et al., 1999) e o Índice de Cuidados (  foi mensurado. Resultados: a proporção de livres de cárie (ceod e CPOD = 0) no Brasil foi de 45,7% e 19,9% na Argentina. O ceod foi de 1,48 (IC95%: 1,26-1,71) e 2,38 (IC95%: 2,0-2,72) entre escolares do Brasil e da Argentina, respectivamente. Nos dois países, o componente cariado foi o mais frequente. Entre os indivíduos com experiência de cárie (ceod > 1 e/ou CPOD > 1), a atividade de cárie esteve presente em 77,5% das crianças examinadas no Brasil e em 26,4% na Argentina. No grupo SiC, o CPOD foi de 2,20 (IC95%: 1,95-2,20) no Brasil e 2,17 (IC95%: 1,91-2,43) na Argentina, e o ceod no Brasil foi de 3,37 (3,01-3,72) e na Argentina 5,56 (5,04-6,07). O Índice de Cuidados foi baixo. Conclusão: em ambos os países, a proporção de crianças com experiência de cárie foi alta. Concentração de carga e atividade de cárie foi encontrada em grupos de polarização. Cabe ressaltar que a cárie dentária na dentição decídua é um problema relevante que necessita de esforços direcionados em ambos os países.

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Biografia do Autor

Viviane Elisângela Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Associada do Departamento de Odontologia Social e Preventiva

Raquel Conceição Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta do Departamento de Odontologia Social e Preventiva

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Publicado

2019-04-11