Agravos bucais e desenvolvimento da dentição em pacientes com leucemia - Revisão Integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.2953.p1-9.2020

Palavras-chave:

Quimioterapia, Leucemia, Radioterapia, Transplante de medula óssea

Resumo

Objetivo: verificar os principais agravos bucais e o desenvolvimento da dentição em indivíduos diagnosticados com leucemia e submetidos às terapias antineoplásicas. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura fundamentada em artigos científicos, classificados de acordo com o nível de evidência (NE) científica proposto pelo Oxford Centre Evidence Based Medicine, 2009. A pergunta norteadora do presente estudo compreende: Quais as principais manifestações orais e alterações no desenvolvimento da dentição em pacientes com leucemia? Resultados: 14 estudos foram incluídos, publicados entre os anos de 2003 e 2019. As principais alterações bucais apresentadas foram morfologia anormal do esmalte e das raízes (taurodontia, hipodontia, microdontia, hipoplasia, raízes curtas), agenesias, sangramento gengival, mucosites, xerostomia e desenvolvimento dental tardio. Conclusões: torna-se necessário o acompanhamento

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emily Souto Martins, São Leopoldo Mandic - Campinas/SP

Graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES); Mestranda em Ortodontia - Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas/SP.

Claudiana Donato Bauman, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduação em Educação Física; Mestrado em Avaliação das atividades Físicas e Desportivas - avaliação psicossocial com ênfase em oncologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, revalidado pela Universidade Católica de Brasília (UCB) – 2008; Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES na Área de Concentração em Saúde Coletiva e linha de Pesquisa em Epidemiologia Populacional e Molecular. Docente efetiva do Curso de Educação Física da UNIMONTES; Coordenadora didática do Bacharelado. 

Marília Lasmar Gomes Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES); Especialista em Implantodontia pela FAMOSP - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

José Mansano Bauman, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru; Mestrado em Medicina na área de Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Complexo Hospitalar Heliópolis; Doutorado em Ortodontia e Ortopedia Facial pela São Leopoldo Mandic – Campinas/SP. Professor da pós-graduação da Associação Brasileira de Odontologia Regional Montes Claros e professor efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros. 

Downloads

Publicado

2020-08-18